Sem categoria

Metalúrgicos de São Carlos reune 6 mil em protesto

Nesta quinta-feira (9) os metalúrgicos de várias regiões do estado protestaram em São Carlos, no interior de São Paulo, em defesa do emprego no setor de linha branca. De acordo com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, a manifestação reuniu aproximadamente 6 mil trabalhadores.

A manifestação foi realizada pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT); da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos da Força Sindical e mais 14 sindicatos, teve como objetivo principal a reivindicação de que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), feita pelo governo federal à indústria do País, seja acompanhada de contrapartidas como índice mínimo de conteúdo nacional.

Em nota à imprensa, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos informou que este foi o ato de uma campanha que seguirá por todo Brasil. Além disso, iniciar a campanha por São Carlos torna-se referencial devido a região ser um polo de fornecedores de peças para a linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar etc.) e registra 20% de demissões na base.

Em entrevista dada esta semana ao jornal Valor Econômico, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Erick Pereira, informou que demissões tem ocorrido de forma gradual no setor, mas no fim do ano houve um salto atípico. "Algumas empresas também agiram de maneira estranha: a Electrolux, por exemplo, aumentou significativamente a hora extra dos funcionários sem contratar", diz o sindicalista.

Ele acrescentou que "a redução do IPI da linha branca deveria ter sido acompanhada do compromisso de índice mínimo de conteúdo nacional, mas o setor está desprotegido. Não adianta as vendas dispararem, esvaziar estoques e não criar empregos no país" critica o presidente do sindicato da categoria no ABC, Sérgio Nobre.

Com Agências