Aviação estratégica russa realiza voos no Pacífico
A aviação estratégica russa realizou manobras em um espaço aéreo neutro ao norte da ilha japonesa de Hokkaido, no oceano Pacífico, em um voo escoltado por caças japoneses, comentou a imprensa nesta quinta-feira (9) em Tóquio.
Publicado 09/02/2012 18:56
Ainda que pelo momento é necessário um comunicado oficial da Força Aérea russa, a versão refere-se a uma manobra planejada de dois bombardeiros estratégicos TU-95, dois aviões de inteligência SU-24 do exército e um de localização longínqua e pronto aviso A-50.
O sobrevoo, como reconheceram as próprias autoridades japonesas, ocorreu no espaço aéreo neutro, mas mesmo assim a força aérea do país asiático pôs em alerta sua guarda combativa e enviou vários caças a escoltar o agrupamento aéreo russo.
Uma operação similar com dois TU-95 e dois aviões de abastecimento IL-78, foi realizado em setembro do passado ano. Nessa ocasião, praticou-se o reabastecimento no ar dos bombardeiros, o qual foi seguido de perto por caças japoneses.
A aviação de longo alcance russa retomou no passado ano seus voos planificados para recuperar sua presença no espaço aéreo internacional, após vários anos de ausência.
O Ministério de Defesa russo, além de várias missões da aviação estratégica, neste ano também planeja realizar percorridos pela órbita da força naval como o realizado pelo grupo de porta-aviões Almirante Kuznetsov, no oceano Atlântico e no mar Mediterrâneo.
Fonte: Prensa Latina