PMs realizam assembleia para discutir rumos da greve na Bahia

Depois de desocuparem a Assembléia Legislativa, policiais militares em greve estão acampados no ginásio de Esporte dos Bancários, nos Aflitos, Centro, onde farão uma assembléia nesta quinta-feira (9/2), às 16h, para definir os rumos do movimento. As conversas com o governo foram retomadas. Quatro entidades representantes dos policiais estão reunidas com os negociadores da Secretaria de Segurança Pública, no Comando da Polícia Militar, para tentar um acordo.

A paralisação perdeu força depois que o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), entidade que decretou a greve, Marco Prisco, ser preso na madrugada desta quinta-feira, após a imprensa divulgar trechos de gravações telefônicas em que incentiva o vandalismo durante a greve.

“O ginásio de Esporte dos Bancários é um espaço tradicionalmente cedido a diversas categorias para realização de reuniões e assembléias, inclusive a associações de policias militares, informou diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Emanoel Souza.

Em uma reunião realizada no início da manhã no mesmo local, os manifestantes chegaram a anunciar que continuavam em greve, mas a decisão não foi reconhecida por outras entidades que representam a categoria.

Enquanto isso, a população continua na expectativa de que a greve tenha chegado ao fim. A situação está mais calma em Salvador e muita gente tentou retomar a rotina nesta quinta-feira, logo após a desocupação da Assembléia Legislativa.

O governo do estado anunciou que mandará para o Legislativo estadual a proposta de reajuste de 6,5% nos salários, além da incorporação gradativa das gratificações: a maior parte da GAP-4 em novembro de 2012 e o restante em abril e a GAP-5 escalonadamente até 2015.

De Salvador,
Eliane Costa.