Policiais militares desocupam a Assembléia Legislativa da Bahia

Depois de dez dias, policiais militares em greve desocuparam no início da manhã desta quinta-feira (9/2) a Assembléia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo. O prédio foi ocupado no primeiro dia do movimento, por integrantes da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), cujo presidente Marco Prisco foi preso após escutas telefônicas revelarem que ele incitou o vandalismo e a violência durante a greve.

O presidente da Aspra e outro líder da greve dos policiais militares, Antônio Paulo Angeline, se renderam e saíram pelo fundo da Assembleia Legislativa da Bahia. Os demais manifestantes também deixaram o prédio, só que pela porta da frente. Segundo o porta-voz da VI Região Militar, tenente-coronel Márcio Cunha, 245 pessoas deixaram o prédio do Legislativo. Antes de ir para casa, os PMs passaram por uma revista e os que tinham mandado de prisão expedido pela justiça foram presos.

Cinco pessoas já haviam saído do prédio, desde as 0h30, depois de terem sido informadas da matéria veiculada no Jornal Nacional, da Rede Globo, com provas de que Marco Prisco, expulso da Polícia Militar após a greve de 2001, comandou atos de vandalismo praticados em Salvador desde o dia 2 de fevereiro. Ações criminosas resultaram na morte de mais de 150 pessoas e depredação de patrimônio público. Os manifestantes que acampavam no entorno da Assembleia também já deixaram o Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A expectativa da população é que os policiais declarem o fim da greve ainda nesta quinta-feira, já que o principal motivo alegado pelos grevistas para manter o movimento era a revogação dos mandatos de prisão dos líderes do motim, o que foi inviabilizado pelas gravações divulgadas pela imprensa.

O governador Jaques Wagner se comprometeu a manter a proposta de reajuste de 6,5% nos salários, além da incorporação gradativa das gratificações: a maior parte da GAP-4 em novembro de 2012 e o restante em abril e a GAP-5 escalonadamente até 2015.

De Salvador,
Eliane Costa com agências.