Sem categoria

Jandira Feghali reafirma luta pela saúde da mulher

Em meio aos debates sobre a constitucionalidade da Lei Maria da Penha e a Medida Provisória que institui o Sistema Nacional de Cadastro, Vigilância e Acompanhamento da Gestante e Puérpera para Prevenção da Mortalidade Materna , que dominaram a semana na Câmara, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) salientou que manterá com firmeza sua posição em defesa dos direitos da mulher e do avanço das ações no campo da saúde, especialmente no combate à mortalidade materna.

Jandira, que é médica, sempre atuou nesta área tendo participado da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Mortalidade Materna e foi relatora da Lei Maria da Penha na Câmara dos Deputados.

Leia também

STF garante punição aos crimes de violência doméstica

Organizações de mulheres como UBM pressionam contra MP 557

Jô Moraes presidirá CPMI de combate à violência contra a mulher

A deputada ressaltou que “defender a redução das mortes maternas é defender um sistema de saúde de qualidade e de acesso universal. A MP não avança neste sentido e ainda viola princípios caros à reconhecida luta pelos direitos reprodutivos das mulheres”.

A MP 557, editada em 26 de dezembro passado, institui o Sistema Nacional de Cadastro, Vigilância e Acompanhamento da Gestante e Puérpera para Prevenção da Mortalidade Materna, no âmbito da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, coordenada e executada pelo Sistema Único de Saúde ( SUS).

Mais um apoio

Jandira também comentou a instalação, nesta quarta-feira (8), no Congresso, da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a apurar denúncias de omissão do poder público sobre à aplicação de medidas legais criadas para a proteção das mulheres vítimas de violência.

A deputada considera a instalação da CPMI mais um apoio ao cumprimento da Lei Maria da Penha. Na sua avaliação ainda, a “necessidade de instalação de uma CPMI revela ao País a inoperância no cumprimento da lei e a vigilância da bancada feminina no Congresso”.

Fonte: sigajandira.com.br