Sem categoria

Livro conta saga política do PCdoB no norte do Rio Grande do Sul

Em seu trabalho, publicado pela Editora Méritos, Emerson Brotto realiza uma instigante análise acerca da história do Partido Comunista no Norte do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1922-1948.

Por Alessandro Batistella*

Por meio de uma bem elaborada revisão da literatura que versa sobre a história do PCdoBrasil, o autor estabelece um profícuo diálogo entre os níveis nacional e regional, revelando a história de um partido que foi obrigado a viver durante a maior parte da sua vida na clandestinidade, cujos militantes foram estigmatizados, “demonizados” e até mesmo “caçados” pelo Dops e outros órgãos de repressão do Estado.

Além de ser uma obra referência acerca da história política do Norte do Rio Grande do Sul, ao longo do presente livro, o leitor poderá encontrar um pouco da história de militantes como: Albertina Rosado, João Roma, Eduardo Barreiro, Ernesto Delvaux, João Junqueira Rocha, entre outros que acreditavam ser possível construir uma sociedade melhor e que lutaram para isso, apesar das perseguições, privações e desilusões.

* Alessandro Batistella é doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor de História/CEM-UPF