Sem categoria

Morales homenageia 231 anos de revolução na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, deu início nesta sexta-feira (10) aos atos de comemoração do aniversário de 231 anos da Revolução de 10 de fevereiro de 1781, com o hasteamento da bandeiro do país.

Posteriormente, o chefe de Estado acompanhado do vice-presidente e do governador de Oruro, dirigiu-se à Praça Sebastián Pagador para a colocação de uma oferenda floral ao pé do monumento a esse mártir da Revolução de 10 de fevereiro.

As autoridades assistirão a uma cerimônia inter-religiosa no hall do Governo e para concluir os atos de homenagem ao grito libertário de Oruro presenciarão o desfile cívico militar que percorrerá as principais avenidas da capital do folclore do país, conhecida mundialmente por seus exuberantes carnavais.

No dia 10 de fevereiro de 1781 teve início uma revolução contra a colônia espanhola, liderada por Sebastián Pagador e outros patriotas; os irmãos Juan de Deus e Jacinto Rodríguez foram os artífices do levantamento.

Armado com atiradeiras e paus, o povo de Oruro destituiu as autoridades estabelecidas, proclamando pátria e liberdade.

Os orurenhos lançaram o primeiro grito libertário na Bolívia atual, muito antes dos proclamados em La Paz, em 16 de julho de 1809, e Chuquisaca, em 25 de maio de 1809. /

Mas foi em 6 de outubro de 1810 que ocorreu a façanha mais eloquente da emancipação, consolidada com a vitória de Aroma.

Finalmente, em 5 de setembro de 1826, em presença do Marechal de Ayacucho Antonio José de Sucre, foi criado o Departamento de Oruro.

Fonte: Prensa Latina