Sem categoria

Morre Dom Ladislau, o bispo da reforma agrária

Nesta segunda-feira (13), faleceu o bispo de São José dos Pinhais (PR), Dom Ladislau Biernaski. Ele estava internado há pouco mais de uma semana por conta de um câncer abdominal no Hospital Erasto Gaertner e sofreu falência múltipla de órgãos.

Dom Ladislau tinha 74 anos e foi eleito em 2006 o primeiro bispo diocesano de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Antes, atuou por 25 anos como bispo auxiliar de Dom Pedro Fedalto na Arquidiocese de Curitiba.Atualmente, presidia a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e acompanhava outras pastorais, como a Pastoral Operária e a Pastoral Carcerária.

Em nota, a CPT lamentou a morte de Dom Ladislau e afirmou que ele deixou “seu legado de luta pelos direitos dos camponeses e contra a violência no campo”.“Nos grandes momentos de tensão e de conflito envolvendo os movimentos sociais, Dom Ladislau nunca se furtou em ficar do lado dos trabalhadores e trabalhadoras, e a eles manifestar seu apoio”, lembrou a CPT na nota.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também manifestou pesar pelo falecimento do bispo. “Nos deixa aos 74 anos de uma vida comprometida com a verdade e a justiça”, afirmou a nota.

A CPT recorda que Dom Ladislau sempre apoiou a reforma agrária no Brasil. “Conhecido como o bispo da reforma agrária, Dom Ladislau teve importante contribuição nos documentos sociais da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) que abordam o tema”, destaca anota da entidade.O MST, em nota, o definiu como “um semeador de idéias e de exemplos de vida , a serviço dos camponeses”.

Fonte: Brasil de Fato