PCdoB-SP convoca militância para as comemorações dos 90 anos

Uma das prioridades de 2012 para o PCdoB é a comemoração do aniversário de 90 anos de fundação do partido. Para marcar a data como um acontecimento da política brasileira, uma série de atividades está sendo preparada. O PCdoB paulista aprovou seu calendário e uma série de orientações para os comitês e militantes.


SOBRE AS COMEMORAÇÕES DOS 90 ANOS

O Partido Comunista do Brasil, fundado em 25 de março de 1922, completa 90 anos. A nossa história sempre caminhou junto com as lutas de nosso povo. Foram anos marcados pela construção de uma corrente combativa na defesa dos direitos dos trabalhadores, na firme manutenção de seu caráter de partido comunista, lastreado por uma política ampla e sempre em aliança com os democratas e patriotas para que se descortinassem novos horizontes de liberdade, democracia, conquistas sociais e soberania.

Os comunistas paulistas são chamados a relembrar, comemorar e ampliar ao máximo a divulgação de uma corrente, suas ideias e seu legado histórico, assim como o seu Programa e a contribuição para trilharmos um caminho de profundas transformações, através da construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, apontando no rumo de um Brasil socialista.

É fato alvissareiro nesta trajetória que o PCdoB, Partido do socialismo, tenha se fortalecido mais ainda, amadurecido suas ideias nesta longa jornada, e conseguido conquistar mentes e corações que somam hoje mais de 327 mil filiados em todo o país e mais de 23 mil militantes em São Paulo.

A direção estadual do PCdoB indica aos comitês municipais que realizem as mais diversas atividades marcando a passagem destes 90 anos. As direções municipais devem planejar com antecedência as atividades que serão feitas nos próximos meses. É momento de afirmação ideológica do Partido, de reforço e demonstração de prestígio dos comunistas.

Com estes objetivos vamos mobilizar em cada município a nossa militância, maior tesouro partidário, para participar dos eventos comemorativos. Dentre as iniciativas devemos utilizar de todas as tribunas a que temos acesso para fazer lembrar nossa trajetória, em especial, nos meses de março e abril, tais como:

1. Será realizada Sessão Solene de Homenagem ao PCdoB no Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo no dia 30 de março às 19 horas. Cada Comitê Municipal deve se fazer presente neste ato público;

2. Requisitar Sessões solenes nas Câmaras Municipais de Vereadores, através de nossos vereadores ou por parlamentares aliados, em especial nos dias próximos a 25 de março;

3. Realizar o Curso sobre o Programa Socialista (CPS) para filiados e militantes, como esforço de formação ideológica do coletivo partidário, com foco nos pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores bem como os dirigentes municipais recentemente eleitos, gestores municipais, e lideranças partidárias dos diversos movimentos sociais;

4. Realizar atividades festivas, debates e seminários sobre a história do Partido e suas propostas para atualidade com a presença de lideranças estaduais e regionais do Partido;

5. Divulgar massivamente a realização do Programa Nacional de Rádio e TV do PCdoB, que será transmitido dia 29 de março, com duração de 10 minutos, e preparar atividade especial para filiados, militância, aliados e amigos do Partido assistirem juntos;

6. Dar especial atenção à divulgação massiva, para além das fileiras partidárias, através do trabalho com a imprensa local com entrevistas de lideranças partidárias, releases, artigos e matérias que lembrem a passagem dos 90 anos;

7. Realizar atos públicos de rua com distribuição de materiais publicitários, jornais do Partido, entre outros;

8. As direções municipais devem a organizar suas participações nas atividades nacionais que o Comitê Central já tem programado.

Além das comemorações nos municípios, o Comitê Estadual convoca todos os militantes e direções municipais para:

1) Festa nacional dos 90 anos do PCdoB – será um ato político e apresentação cultural para 2800 militantes, cujo marco maior é o show com Martinho da Vila, a ser realizado no Rio de Janeiro, no dia 24 de março, na Casa Vivo Rio, a partir das 19 horas.

a. A meta estadual é organizar delegação dos diversos municípios, em especial de S. Paulo, capital, e que deve ser composta por 500 militantes e dirigentes partidários de todos os níveis, deputados, vereadores, gestores das administrações que participamos, líderes dos movimentos sociais e personalidades.

b. Para participar, os comitês devem se inscrever junto a Secretaria Estadual de Formação se responsabilizando pela organização e despesas de transporte da delegação e informando a meta de militantes a serem mobilizados. Cada participante receberá um convite numerado de entrada para o local do evento.

c. Esta mobilização requer esforço dedicado das direções no sentido de reunir condições materiais que viabilizem nossa delegação. Para ajudar na arrecadação há a venda do Bônus dos 90 anos, já encaminhado aos comitês municipais.

2) Solenidade do Congresso Nacional – dia 26 de março – Ato oficial em homenagem aos 90 anos do PCdoB na Câmara dos Deputados, com representações de militantes e dirigentes de todos os estados em um evento representativo e forte para 600 pessoas, inclusive com delegações internacionais.

3) Seminário PCdoB 90 anos: sobre a história, legado, marxismo e Programa Socialista. – Será realizado em São Paulo, Capital, nos dias 20 e 21 de abril, no auditório da UNIP (Universidade Paulista), campus Vergueiro, para um público de 600 quadros e militantes de todo o país. A nossa meta é mobilizar cerca de 400 quadros e militantes do Estado. Estão convocados e deverão se inscrever previamente os dirigentes dos comitês partidários, deputados, vereadores, gestores e lideranças dos movimentos sociais e pré-candidatos nestas eleições. As inscrições devem ser feitas através endereço eletrônico [email protected].

4) Exposição iconográfica: 90 anos de história do PCdoB. Brasília, na Câmara dos Deputados, de 15 a 31 de março. Haverá uma versão compactada desta exposição que poderá ser apresentada na Assembleia Legislativa, Câmaras de Vereadores, espaços culturais, entre outros, sob responsabilidade das direções.

Finalmente, conclamamos a todos os quadros e dirigentes partidários a se empenharem para o sucesso desta bela mobilização para noticiar, convidar e festejar com a sociedade os 90 anos do Partido Comunista do Brasil. Vamos repercutir nossas atividades dentro e fora do Partido contando com a dedicação de nossas lideranças partidárias, parlamentares, secretários e gestores municipais, lideranças do movimento sindical, juvenil, de mulheres, comunitário, da luta antirracista, dos direitos humanos, da luta em defesa do meio-ambiente, entre outros.

São Paulo, 11 de fevereiro de 2012.
Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil.