Sem categoria

Após sanção, Irã corta fornecimento de petróleo de 6 países da UE

O Irã cortou, nesta quarta-feira (15), a exportação de petróleo a seis países da União Europeia (UE) em resposta às sanções anunciadas pelo bloco no final de janeiro, como informaram fontes oficiais.

A medida afetará Holanda, Espanha, Itália, França, Grécia e Portugal, entre os quais figuram as nações com maior dependência energética de Teerã.

Leia também:

Índia desafia sanções dos EUA ao Irã

Irã condena terrorismo e denuncia guerra psicológica de Israel
 

A decisão foi tomada após intensas negociações na sede do Ministério iraniano de Relações Exteriores, onde foram convocados os embaixadores dos seis Estados da UE.

Os ministros do bloco dos 27 adotaram, no último dia 23 de janeiro, em Bruxelas, um acordo para vetar as vendas de hidrocarboneto da República Islâmica à UE, além de congelar os ativos do Banco Central do Irã (BCI) em todos os países da União.

O Irã exportava 18% de sua produção total para a Europa. Frente à medida adotada pelos europeus, o país assegurou que será fácil redirecionar esse volume de óleo para novos mercados.

A chancelaria de Teerã manifestou, aos chefes das delegações mencionadas, seu mal estar pela subordinação da UE à campanha de sanções e pressões orquestrada pelos Estados Unidos, cujo presidente, Barack Obama, também firmou, em dezembro, uma lei para prejudicar as transações com o BCI.

As sanções européias são uma represália ante a negativa da nação islâmica de renunciar ao seu programa nuclear com fins pacíficos e promover seu desenvolvimento, ao mesmo tempo em que mostra disposição de dialogar com os países industrializados do chamado Grupo 5+1 (cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha).

Com informações da Prensa Latina