Estudo revela que mais de 60% dos nigerianos vivem na pobreza
A percentagem de nigerianos que vivem na pobreza passou de 54,7% em 2004 para 60,9% em 2010, de acordo com dados divulgados esta semana pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (NBS).
Publicado 15/02/2012 19:58
Mais precisamente, 112 milhões de nigerianos vivem na pobreza, os que podem apenas alimentar-se, vestir e abrigar-se. Segundo o NBS, o número de pessoas que vivem na pobreza aumentou apesar de um crescimento de 7,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
O especialista nigeriano em estatística, Yemi Kale, descreveu a situação como um "paradoxo", pois, explicou, o número de nigerianos que vivem na pobreza continua a aumentar enquanto a economia progride.
"O NBS estima que esta tendência poderá reforçar-se em 2012 se os impactos positivos potenciais de vários programas de luta contra a pobreza e o desemprego não forem tidos em conta", avisou Kale durante a apresentação de um relatório intitulado "Análise da Pobreza na Nigéria em 2010".
A distribuição do número de pobres pelas seis zonas geopolíticas do país revela que o noroeste e o nordeste registam as taxas de pobreza mais elevadas, respetivamente 77,7% e 76,3%.
Para Kale, o sudoeste, onde se situa Lagos, a capital económica, regista as taxas de pobreza mais fracas com 59,1%.
Quanto aos índices da taxa de pobreza relativa, absoluta e a partir do limiar de um dólar americano por dia, o NBS estima que a pobreza poderá conhecer um ligeiro aumento respetivamente de até 71,5%, 61,9% e 62,8% em 2012, explicou.
Fonte: Panapress