Lançamento do Protocolo de Enfermagem na Atenção Básica

A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ) esteve, na terça-feira (07/02), na Cidade do Samba, para a festa de lançamento do Protocolo de Enfermagem na Atenção Básica na Cidade do Samba, que reuniu os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde no Rio.

O protocolo, que será disponibilizado no site da Prefeitura do Rio de Janeiro no dia 15 de março, foi fruto de um ciclo de 12 audiências públicas, que teve como objetivo esclarecer as principais dificuldades da assistência de enfermagem na APS do município.

Nas primeiras audiências, que começaram em maio de 2011, promovidas pelo Coren-RJ e pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, foram constituídos grupos de trabalho com enfermeiros de equipes e das gerencias. Estes grupos tiveram a missão de discutir os protocolos ministeriais e municipais, e a partir destes esboçar um protocolo de enfermagem para o Rio, cuja versão preliminar foi apresentada em agosto do ano passado.

“Quando fui presidente da junta interventora do Coren-RJ levantamos esta bandeira, pois com a Portaria nº 648 GM/2006, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, precisávamos de um protocolo que abordasse, de forma definitiva, temas relevantes da APS de uma forma prática através de fluxos e descrição de ações e situações mais relevantes, ampliando o escopo e respaldando as ações da enfermagem no dia a dia”, explica Rejane.

Estiveram presentes ao lançamento, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Moura Motta, o subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção de Saúde, Daniel Soranz, a subsecretária Geral, Ana Schneider, e representantes do Coren-RJ e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio – SindEnfRJ.