Publicado 15/02/2012 16:56 | Editado 04/03/2020 17:14

É nesse contexto que se insere a recente publicação de “Santa Catarina: estudos de Geografia Econômica e Social”, organizada pelo geógrafo Armen Mamigonian, destacado professor dos departamentos de Geografia da USP e da UFSC, que reuniu artigos de intelectuais de algumas mais importantes universidades catarinenses (UDESC, UFSC, UNISUL, UNIVALI e FURB).
De acordo com o organizador da edição “os estudo reunidos neste livro tratam inicialmente das questões ligadas à formação social catarinense, assinados por Raquel Fontes do Amaral Pereira, Maria Graciana E. de Deus Vieira e Marcos Aurélio da Silva. Em seguida aparecem estudos sobre o setor industrial, de autoria de Armen Mamigonian, Fábio Napoleão, Ivo Raulino e Isa de Oliveira Rocha. As agro-indústrias da carne e do arroz são tratadas por Carlos José Espíndola e Marlon Clóvis Medeiros, respectivamente. Os estudos sobre o setor comercial de Santa Catarina, de José Messias Bastos, e dos portos catarinenses, de Márcia Fernandes Rosa Neu encerram a relação de onze ensaios que procuram jogar luz sobre a realidade estadual. Estamos convencidos de que o nosso grupo de pesquisas tenta dar continuidade às idéias não só de Ignacio Rangel como de todos os grandes geógrafos nacionais e estrangeiros e assim renovar o pensamento sobre sociedade e natureza, temáticas clássicas da nossa ciência.”
Certamente os interessados em compreender com maior clareza as características geográficas, econômicas e históricas de nosso estado encontrarão nessa obra importantes subsídios para a elaboração de novos estudos e de projetos de desenvolvimento contrários ao ideário neoliberal que tem gerado grandes perdas aos empresários e trabalhadores de Santa Catarina e do Brasil.
O lançamento do livro ocorrerá às 19 horas do dia 2 de março na ALESC.
De Florianópolis-SC – *Lucas dos Santos Ferreira
Mestrando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP
Pesquisador do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional – LABPLAN/UDESC