Serra cogita prefeitura e pré-candidatos tucanos reagem

O quadro de indefinição na sucessão paulistana ganhou mais um elemento nesta terça-feira (14), com o retorno de José Serra à bolsa de apostas para candidato do PSDB. Segundo divulgado na imprensa, o ex-governador já cogita entrar na disputa pela prefeitura e negocia com Geraldo Alckmin condições mais favoráveis para a empreitada.

serra e alckmin

A meia volta de Serra teria a ver com a aproximação Gilberto Kassab com o PT, que já é ensaiada desde o início do ano, mas ganhou contornos nítidos no último final de semana, com a presença do prefeito no aniversario de 32 anos do PT.

Embora o flerte com Haddad ainda possa virar relacionamento mais sério, Kassab sempre deixou claro que tem compromisso com José Serra, de quem herdou a prefeitura.

Ou seja, em tese, a entrada do ex-governador na parada, não apenas cessaria os entendimentos entre PT e PSD, como levaria este último a apoiar o PSDB. Contudo, ao menos por ora o prefeito preferiu não comentar a suposta reconsideração e diz que seria desrespeitoso falar em apoiar alguém que já disse, publicamente, que não será candidato.

Reação dos pré-candidatos tucanos

Ocorre que uma das pedidas de Serra para a entrada na disputa seria a interrupção das prévias internas do PSDB para que seja aclamado candidato do partido. Além desta tarefa, Geraldo Alckmin teria de se comprometer a costurar um leque de alianças favorável à batalha.

Ao menos em relação à desmobilização da consulta interna, ainda falta combinar com os russos. O pré-candidato José Aníbal, que nos últimos anos tem se notabilizado como um aguerrido antisserrista, declarou, logo que o assunto veio à pauta: “as prévias no PSDB são irreversíveis. Quem quiser ser candidato pelo PSDB tem de se inscrever e ir para as prévias.”

Na mesma toada foi o deputado federal e também postulante Ricardo Trípoli. "Não vamos adiar as prévias. Há um edital publicado no PSDB e o prazo de inscrição se encerra hoje à meia-noite. Quem se inscreveu, é pré-candidato, quem não se inscreveu não é."

Já no final da semana passada, em resposta a artigo de José Henrique Reis Lobo, ex-presidente municipal do PSDB, no qual as prévias foram atacadas, os pré-candidatos reagiram de maneira veemente.

Embora o imbróglio interno seja grande, se José Serra tomar mesmo a decisão de ingressar no jogo municipal, pode contar com um aliado entre os pré-candidatos: Andrea Matarazzo. Bem menos disposto a resistir do que Aníbal, Matarazzo foi aos microfones: “ele tem dito que não é candidato, mas as coisas não são fixas. É necessário ver o que ele decide, o que o governador de São Paulo e o partido decidem.”

Caso venha a ser candidato, Serra terá repetido uma espécie de ritual, de maneira que ninguém poderá se dizer surpreso. Primeiro nega. Depois, nega com convicção. Mais tarde demonstra irritação quando perguntado. Aí fica um tempo na moita e, na undécima hora, entra em cena para assumir a condição de candidato. Detalhe: o prazo de inscrição para as prévias do PSDB termina hoje.

De São Paulo,
Fernando Borgonovi