Passo Fundo: PCdoB terá chapa própria proporcional

 O PCdoB não vai fazer alianças com partidos grandes para disputar a proporcional, nas eleições deste ano. Se o partido optar por coligar, vai fazê-lo com partidos menores. A afirmação foi feita em conversa do vereador Juliano Roso com esta colunista, ontem pela manhã. Desta forma está fora de cogitação repetir a aliança com o PT, como a coluna publicou. Os comunistas tem cerca de 30 pré-candidatos a vereador. Falta definir se Juliano vai a reeleição ou não.

Sinuca

Duas análises estão sendo feitas: a primeira entende que o PCdoB deve participar da chapa majoritária e o nome é o de Juliano. Com isso, ele abriria espaço para que os demais candidatos a vereador possam crescer com as próprias forças. Isso porque, Juliano acaba concentrando esta votação, porque a maioria transita na mesma faixa eleitoral que ele. É o caso de Alex Necker, por exemplo, que sempre foi cabo eleitoral de Juliano e disputaria na mesma base.

Melhor é aguardar

Uma segunda reflexão analisa a hipótese de Juliano concorrer a reeleição, e sendo puxador de votos que é, estaria contribuindo para eleger mais um nome do PCdoB, ampliando assim a representatividade do partido no Legislativo. Mas, como tudo em política é muitíssimo dinâmico, o melhor mesmo é aguardar a definição dos comunistas em relação ao processo como um todo. O partido decidiu ontem à tarde ampliar este debate interno e fará uma plenária no dia 23, às 19h, na Câmara.

E mais…
Para fechar o assunto por hoje, um questionamento e uma informação: Não concorrendo a reeleição, Juliano conseguiria transferir seus votos para os camaradas? Tem conversa pintando entre PPS e PCdoB. Já foram aliados em 2004 e quase ganharam a eleição. Lembram disso?

Fonte: Colunista Zulmara Colussi – Jornal ONACIONAL