Sem categoria

Zona do euro entra em recessão no 4º trimestre de 2011

A estagnação econômica, derivada da crise da dívida, e os impopulares planos de ajuste contra o déficit adotados pelas principais economias da União Europeia, fizeram com que a zona do euro voltasse a apresentar taxas negativas de crescimento em 2011, algo que não acontecia desde o segundo trimestre de 2009.

De acordo com dados da Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, divulgados nesta quarta-feira (15), a economia das 17 nações da zona do euro encolheu 0,3% no quarto trimestre de 2011 em relação aos três meses anteriores. As 27 economias da União Europeia (UE) também encolheram 0,3% em conjunto no período entre outubro e dezembro.

Apesar da deterioração econômica nos últimos três meses de 2011, a comparação com o mesmo período de 2010 foi positiva tanto para a zona do euro como para a UE, com um avanço de 0,7% e 0,9%, respectivamente.

De acordo com os dados, Itália, Portugal, Bélgica e Grécia estão em recessão. A economia da Itália encolheu 0,7% na comparação entre trimestres e se juntou a Bélgica, Grécia e Portugal na recessão, pois também já havia se contraído no terceiro trimestre. Em relação ao quarto trimestre de 2010, a queda foi de 0,5%.

De acordo com a definição técnica de analistas, dois trimestres consecutivos de declínio no PIB constituem uma recessão.

Por outro lado, a economia da França cresceu 0,2% no quarto trimestre ante os três meses anteriores, taxa acima da esperada, puxando a alta anual da atividade econômica a 1,7%, em linha com a previsão do governo.

Com informações do Ópera Mundi e do Uol