Piauí terá centro feminino para tratamento das drogas

Centro funcionará no antigo CSU do bairro Buenos Aires

Os primeiros passos já foram dados para a instalação do Centro de Referência Feminino em Tratamento AD – Álcool e Droga no Piauí. O Centro funcionará no antigo CSU do bairro Buenos Aires e abrigará 60 mulheres, por um período de nove a 12 meses.

“Temos acompanhado o crescente número de mulheres dependentes e isso muito preocupa. Foi baseado no crescimento de atendimentos às mulheres nos CAPS que o governador Wilson Martins e a secretaria da Saúde, Lilian Martins, autorizaram a construção deste espaço que será muito útil neste tratamento”, declara Leda Trindade, gerente de Assistência à Saúde Mental da Secretaria de Saúde (Sesapi).

O Centro de Referência Feminino em Tratamento AD – Álcool e Droga terá toda a estrutura necessária para que as mulheres possam, de forma confortável, passar os meses do tratamento, inclusive com terapia ocupacional, atividades grupais, acompanhamento nutricional e psicológico.

Leda Trindade esclarece sobre o processo de seleção das mulheres que serão encaminhadas ao Centro. “Para chegarem ao Centro, essas mulheres terão antes que passar por outras instituições que as encaminhem, como o CAPS, por exemplo”, explica.

Os investimentos para reforma e mobília do antigo CSU do Buenos Aires serão do Tesouro Estadual e os profissionais para atuarem no Centro, serão convocados os aprovados no concurso da Secretaria da Saúde do Piauí. A previsão é que o Centro de Referência seja inaugurado em julho deste ano.