Sem categoria

França: Hollande lidera pesquisas; campanha de Sarkozy não decola

O candidato Partido Socialista às eleições, François Hollande, continua nesta terça-feira (21) à frente na intenção de voto, apesar da entrada em campanha do presidente francês, Nicolás Sarkozy, que continua sem decolar nas pesquisas de opinião.

Uma consulta do Instituto de Pesquisas de Opinião e Estudos de Mercado (IFOP – sigla em francês) publicada nesta terça-feira (21), mostra que se as eleições fossem hoje, Hollande teria 32% dos votos no primeiro turno, contra 25% do atual governante.

Os dados foram coletados pela União por um Movimento Popular (UMP), após o anúncio das intenções de Sarkozy de permanecer mais um período no governo.
Na rodada decisiva de 6 de maio, a diferença é ainda maior a favor do Partido Socialista, que conseguiria a vitória com 59% dos votos, enquanto a UMP ficaria 18 pontos abaixo, segundo a pesquisa.

A pesquisa feita pelo IFOP, realizada para a France Télévisions, Rádio France e o jornal Le Monde, indica que até agora a entrada de Sarkozy na disputa não conseguiu aumentar seu nível de simpatia entre os potenciais eleitores.

Durante seu governo, Sarkozy aplicou controversas medidas de austeridade que provocaram o aumento do desemprego e do custo da vida.
Com respeito à votação de 22 de abril, 57% das pessoas entrevistadas pelo IFOP disseram que sua decisão já é inalterável e para o segundo turno de 6 de maio o número se eleva até o 75%.

Outros números

Em terceiro lugar da pesquisa está Marine le Pen, do ultra-direitista da Frente Nacional, com 16%, seguida por François Bayrou, do Movimento Democrático, com 11%.

Jean-Luc Mélenchon, da Frente de Esquerda, está consolidado na quinta posição com 9% e em sexto lugar segue Eva Joly, da Europa Ecologia-Os Verdes, 3%.

Outros poucos candidatos à presidência francesa não ultrapassam o 1% de intenção de votos e se estima que a maioria deles será incapaz de reunir os requisitos para oficializar sua inscrição antes de 16 de março.

Fonte: Prensa Latina