Hospital Regional do Cariri evita transferências durante Carnaval

O movimento durante o carnaval no Hospital Regional do Cariri, construído pelo governo do Estado em Juazeiro do Norte para atender a população dos 44 municípios da macrorregião, foi superior a um período sem feriadão. Os números da emergência do último sábado, 19, até terça-feira, 21, comprovam.

Foram realizados 629 atendimentos. Normalmente, em quatro dias, são atendidos na emergência 450 pacientes. Com esse crescimento, fica comprovado o impacto do novo HRC na melhoria da assistência à saúde no interior, principalmente em eventos que historicamente ampliam a lotação nos hospitais.

Vítimas de trânsito

É o primeiro carnaval com o Hospital Regional do Cariri funcionando. Atendeu pacientes na própria região, a exemplo de vítimas de acidentes de trânsito, com destaque para seis registrados em Juazeiro do Norte e um em Campos Sales. Assim, o hospital evitou transferências de muitos casos de urgência e emergência para a capital.

As portas da emergência do Hospital Regional do Cariri foram abertas há seis meses, no dia 23 de agosto do ano passado. Nos últimos quatro meses de 2011, foram atendidos 28 mil e 945 pacientes na emergência, que dá assistência a partir do Protocolo de Manchester, com base na classificação de risco de cada paciente.

Fonte: Sesa