Sem categoria

UBM-AC arrecada mantimentos aos desabrigados de Rio Branco

Em solidariedade à população do Acre, que sofre a segunda maior cheia desde 1997, a União Brasileira de Mulheres (UBM) no estado lançou uma campanha de arrecadação de leite em pó, massa pra mingau e absorventes. As ubemistas também divulgam uma conta corrente para arrecadar fundos aos desabrigados, a maioria formada por mulheres e crianças.

O Rio Acre atingiu 17,48 metros nesta quinta-feira (23). A marca fica atrás apenas da registrada em 1997, quando o rio atingiu 17,66 metros. Estima-se que 60 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes, 40 mil só em Rio Branco. Mais de 7 mil estão desabrigadas e cerca de 15 mil casas debaixo d'água.

“Até o momento, esta é a segunda maior cheia de que tivemos notícia. São 6 mil pessoas desabrigadas e 1.301 famílias desalojadas. Infelizmente esse problema acontece todo ano em nosso estado, mas temos recebido ajuda das mais diversas frentes, tanto municipais quanto estaduais e federal, o que nos ajudará a amenizar os problemas”, disse o coordenador da Defesa Civil no estado, João de Jesus Oliveira da Silva.

Segundo ele, o Acre conta com a ajuda de um efetivo do Exército e da Aeronáutica. “Muitos recursos estão chegando. A presidente Dilma Rousseff não tem medido esforços para nos ajudar e, já no início das ocorrências, liberou R$ 1 milhão [em verbas emergenciais] por meio do Ministério da Integração Nacional”, acrescentou.

A chuva deve continuar hoje (23) no estado, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Dados da conta corrente para depósito:
Banco do Brasil
Agência: 2359-0
Conta corrente: 23609-8

Com UBM e agências