Sem categoria

Argentina: PC se solidariza com as vitimas de acidente

O acidente de trem no centro de Buenos Aires, Argentina, que matou 50 pessoas e deixou mais de 700 feridas na quarta-feira (22), chamou a atenção das entidades sociais organizadas daquele país.

Além do choque, o acidente reabre o debate sobre o nocivo processo de privatização sofrido pelo sistema ferroviário executado na década de 1990, pelo então presidente Carlos Menem.

O Partido Comunista Argentino publicou nota criticando a atuação do governo e reafirmou que serviços como transporte não devem se basear pelo lucro.

Conheça a nota na íntegra:

O Partido Comunista Argentino manifesta seu pesar e solidariedade às vítimas da tragédia com o trem da companhia Ferrocarril Sarmiento.

Esta tragédia só pode ser entendida como um resultado da crise estrutural no interior do sistema capitalista implementado na Argentina, que é impulsionado pelo modelo neoliberal e resulta no sucateamento do serviço.

Não podemos deixar de salientar, para este caso, a cumplicidade do governo argentino no que se refere à permissão às concessionárias de ferrovias de usufruir do negócio e violar sistematicamente todas as normas de segurança do serviço sem maiores problemas.

Este não é o primeiro desastre que ocorre no país. O governo argentino deveria anular imediatamente as concessões vigentes, declarar estado de emergência e pôr em prática um plano de recuperação do serviço ferroviário, no qual o Estado, usuários e trabalhadores participem da construção.

Um serviço público como o transporte não pode ser regido pelo lucro. Além disso, o Estado não pode ignorar a sua responsabilidade nestas questões.

Exigimos uma profunda investigação sobre o acontecido e a imediata anulação das concessões ferroviárias.

Patricio Echegaray, secretário geral do Partido Comunista Argentino.