IFCE: Engenharia Civil será ofertada em Fortaleza

Com o objetivo facilitar o acesso ao ensino superior, e, consequentemente, formar profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho, o campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vai ofertar, a partir do semestre 2012.2, o bacharelado em Engenharia Civil.

A criação do curso foi aprovada em reunião do Conselho Superior da instituição, após um período de debates com a comunidade interna, a que se seguiu um levantamento de dados, incluindo consultas a matrizes curriculares de várias instituições de ensino superior.

A proposta é que o curso oferte 30 vagas por semestre, sendo a seleção realizada por meio do Sistema de Seleção Unificação (SISU) do Ministério da Educação. O curso formará o engenheiro em cinco anos, sendo o último semestre reservado à especialização do estudante que deverá optar por uma das três áreas de formação (estrutura e edificações; estradas e infraestrutura de transportes e saneamento e recursos hídricos). Tal peculiaridade assinala um diferencial em relação aos bacharelados em engenharia ofertados nas universidades federais.

De acordo com o coordenador de implantação do curso, professor Sérgio dos Santos, a criação do bacharelado em Engenharia Civil vem atender um pedido a um pedido do MEC que pretende suprir a carência de profissionais nessa área, decorrente, sobretudo, da crescente expansão de novos empreendimentos imobiliários. Para iniciar as atividades, serão disponibilizadas salas de aulas e laboratórios bem equipados, assim como também já está sendo providenciada a contratação de novos professores para compor o quadro de docentes do curso.

O engenheiro civil, dentre outras funções, projeta e acompanha todas as etapas dos processos de construção e reforma, indo sua atuação desde o estudo dos materiais, do solo, incidência de vento, até o desenvolvimento do projeto. Também cabe a esse profissional cumprir e supervisionar as normas de segurança, saúde e meio ambiente do empreendimento, bem como garantir a observância das normas técnicas legalmente exigidas.

Fonte: IFCE