Memorial da América Latina abriga exposição inédita de Portinari

A obra Guerra e Paz e outros trabalhos de Portinari estão expostos na capital paulista, no memorial da América Latina, e podem ser visitados gratuitamente até 21 de abril. A pintura foi um presente do governo brasileiro para a sede das Nações Unidas, em Nova York. Esta é a primeira vez que um material tão completo de Portinari é reunido em uma exposição.

Os painéis Guerra e Paz, com 14 metros de altura e 10 de largura, foram pintados por Cândido Portinari no Rio de Janeiro, pouco depois da 2ª Guerra Mundial. As obras gigantes fazem um retrato e uma crítica das tragédias sociais da época, e ainda tão atuais. Esta foi a última e maior pintura do artista, que trabalhou contra a vontade médica, já que tinha a saúde comprometida devido ao chumbo das tintas que usava.

Além dos painéis gigantes, é possível apreciar na exposição em São Paulo estudos, pesquisas, documentos, fotos e cartas. Um material bem completo, com a produção e objetos usados pelo artista. Um telão gigante mostra os estudos que Portinari fez para desenvolver os painéis Guerra e Paz.

Em 2007, o anúncio de uma grande reforma no edifício das Nações Unidas entre 2010 e 2013 proporcionou a oportunidade inédita de expor os painéis no Brasil. Na ocasião, os murais ficaram expostos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante 12 dias e reuniram mais de 44 mil pessoas.

Porém, a exposição no Rio contava apenas com as obras, diferente da de São Paulo, que reúne um amplo acervo de como Guerra e Paz foi concebida. 

Saiba mais sobre a vida e a obra do pintor brasileiro mais conhecido no mundo:

Da Redação, com agências