Sem categoria

Reino Unido reage ao boicote sugerido por ministra da Argentina

Os britânicos reagiram ao boicote de produtos vindos do Reino Unido. proposto pela ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, a um grupo de empresários no país. Um porta-voz do governo britânico afirmou, nesta quarta-feira (29), que a proposta é contraproducente e precisa ser discutida entre os dois governos.

Os países relembram os 30 anos da Guerra das Malvinas, na qual a Grã-Bretanha venceu a Argentina e manteve a posse do arquipélago do Atlântico Sul (chamado de Falklands pelos britânicos).

Leia também:
Argentina: empresas não devem importar produtos do Reino Unido

 

"Achamos que é contraproducente e também uma interpretação equivocada da resolução da Grã-Bretanha a respeito dessa questão", disse a jornalistas um porta-voz do primeiro-ministro britânico, David Cameron.

"Também somos um importante investidor na Argentina, e importamos produtos da Argentina. Não é do interesse econômico da Argentina impor barreiras. A abordagem correta aqui é de cooperação, não de confronto."

Segundo o porta-voz, a chancelaria britânica entrou em contato com a embaixada argentina em Londres para discutir a questão.

Três décadas depois da guerra, que começou com a invasão argentina das ilhas e durou dez semanas, Londres se recusa a discutir a sua soberania sobre as ilhas, como quer Buenos Aires, a não ser que os cerca de 3.000 moradores solicitem.

Giorgi fez a proposta de boicote durante conversa com pelo menos 20 empresários que importam produtos britânicos. Ela sugeriu sua substituição por fornecedores de países que respeitem "as reivindicações de soberania e os recursos" da Argentina, segundo o ministério.

com G1