Sem categoria

Chávez denuncia ameaça britânica contra Argentina nas Malvinas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou o envio de um navio de guerra britânico às Ilhas Malvinas de "ridículo" e sugeriu que Londres que abandone a região em disputa, cumprindo com as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema.

"É ridículo o governo britânico ameaçando a Argentina, o que o governo deveria fazer é abandonar as Ilha Malvinas, que são da Argentina, cumprindo com as resoluções da ONU", afirmou ele, no Teatro Catia, no oeste de Caracas, onde participava do ato de celebração pelos 13 anos em que está na Presidência do país.

Ele ainda advertiu ao Reino Unido que a Argentina não está mais "sozinha" como esteve há 30 anos.

"As coisas mudaram", disse. "Aqui está a América do Sul, América Latina, aqui estamos", atestou, em referência à solidariedade dos países da região, que recentemente acordaram em impedir a entrada de navios com bandeira britânica das Malvinas em seus portos.

Chávez ainda mencionou que, em uma conversa com sua homóloga argentina, Cristina Kirchner, ambos rechaçaram a escalada militar promovida pelo governo britânico e classificaram-na como uma tentativa de provocação e intimidação à reivindicação de soberania por parte da Argentina.

Com agências