DCE/UFPI passa a emitir carteira da UNE com validade nacional

A aprovação demonstra assim o fortalecimento das entidades estudantis e do reconhecimento da UNE junto ao movimento.

cássio borges 1 - Arquivo
Os estudantes da Universidade Federal do Piauí já podem solicitar a carteira estudantil do ano de 2012. O Diretório Central dos Estudantes comunica que a carteira emitida no ano de 2012 será a da União Nacional dos Estudantes – UNE, com validade nacional.

A partir de amanhã (08) os estudantes podem pagar a taxa no valor de R$ 12,00 nos Postos Pag Contas o aluno não necessita apresentar o formulário. O aluno de graduação pode se dirigir ao Centro Acadêmico do seu curso, pegar o formulário e preenchê-lo corretamente anexando a cópia do documento de identidade e confirmação de matrícula da UFPI. Os alunos de pós-graduação devem se dirigir diretamente à sede do DCE/UFPI no Campus Ministro Petrônio Portela.

A aprovação da carteira da UNE, foi no Conselho de Entidades de Base – CEB, com a participação de vinte Centros Acadêmicos, a aprovação foi por maioria. Segundo Cássio Borges, coordenador do DCE/UFPI “a aprovação da emissão da carteira estudantil da UNE representa um marco histórico para o DCE/UFPI, pois há muito tempo não se emitia a carteira nacional, demonstra assim o fortalecimento das entidades estudantis e do reconhecimento da UNE junto ao movimento”.

Desde o ano de 2010 o DCE/UFPI voltou a reconhecer O União Nacional dos Estudantes como legítima representante dos estudantes brasileiros, pois no período de 2004 a 2009 o DCE/UFPI não reconhecia a entidade assim a aprovação da emissão da carteira de estudante da UNE vem confirma a contribuição histórica da entidade para a nação brasileira que deve ser financiada pelo movimento.

O CEB reconheceu ainda a Comissão responsável pela organização da Associação Nacional de Pós-graduandos – no Piauí, que passará a receber os recursos provenientes das carteiras de estudantes de pós-graduação.

Na reunião a Associação de Estudantes Estrangeiros da UFPI solicitou que os valores de repasses das carteiras de estudantes estrangeiros fossem para a associação, assim o DCE e os Centros Acadêmicos aprovaram o repasse, além de abdicarem dos valores à que tinham direito.