Sem categoria

Dia da Mulher: comunistas são homenageadas em todo o país

Leia abaixo a íntegra da nota do PCdoB e o cartão comemorativo da Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB alusivas ao 8 de Março. Por ocasião da data também foram homenageadas mulheres que se destacaram na defesa dos direitos da mulher e da participação feminina nos espaços de poder e decisão. Veja quem foram as comunistas homenageadas.

Homenagem 8 de Março - Secretaria da Mulher

Comunistas são homenageadas em todo o país

 Na tarde de 13/3 o Senado Federal homenageou mulheres de destaque, entre elas, a comunista Maria Prestes, viúva de Luis Carlos Prestes, que recebeu o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Ao falar sobre Maria, a presidenta Dilma Rousseff, também homenageada pelo Diploma Bertha Lutz de 2012, destacou que “Maria Prestes, a militante, teve como destino acompanhar um líder das lutas democráticas no Brasil ao longo de uma História difícil.”

Por iniciativa da deputada estadual e pré-candidata do PCdoB a prefeitura de Goiânia, Isaura Lemos, a advogada Ana Carolina Barbosa, presidente do Centro Popular da Mulher, da UBM/GO e Secretária da Mulher do Comitê Estadual do PCdoB de Goiás, recebeu a Comenda Berenice Teixeira Artiaga, dedicada às mulheres que se destacaram por seus relevantes serviços prestados à sociedade goiana. Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher a se eleger deputada estadual em Goiás, em 1951, na 2ª Legislatura da Assembleia goiana.

A presidenta do Comitê Estadual do PCdoB/RJ, Ana Rocha, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro -ALERJ, recebendo o Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro. Histórica militante feminista, Ana foi editora da Revista Presença da Mulher e uma das fundadoras da União Brasileira de Mulheres – UBM. Ana Rocha foi convidada pela presidente da Comissão de Defesa da Mulher da ALERJ, deputada Inês Pandeló (PT-RJ). Outras nove mulheres também receberam a homenagem.   

Na capital de São Paulo, foi a vez de Nádia Campeão, presidenta do Comitê Estadual do PCdoB/SP, receber a homenagem no Dia Internacional da Mulher. A ex-secretária de Esporte da cidade de São Paulo, destaca-se pelo trabalho político em favor do socialismo e da maior participação feminina na política. “As dificuldades para a mulher atuar na política são de diversas ordens. Temos uma que é o fato de que não fomos educadas para fazer política. A primeira barreira é a gente se emancipar e fazer com que os outros compreendam que as mulheres têm um papel forte na sociedade e na política e que elas podem, inclusive, melhorar a política na medida em que elas atuem”, disse Nádia.

A ativista pelos direitos da mulher e militante do PCdoB Joana Darc Leite também foi homenageada na Câmara Municipal de Natal/RN, por indicação do vereador George Câmara (PCdoB).

Leia abaixo a íntegra da nota divilgada pelo PCdoB e lida em plenário pelo Senador Inácio Arruda.

Viva o 8 de Março – Dia Internacional da Mulher

O PCdoB no 8 de março – Dia Internacional da Mulher, saúda as brasileiras ao mesmo tempo que manifesta seu apoio às comemorações desta data, sempre marcada pela luta das mulheres, do Brasil e do mundo inteiro, por sua emancipação.

No ano em que se comemora os 80 anos da conquista do voto feminino, esta data tem um significado especial na trajetória das brasileiras que querem avançar na construção de um mundo de igualdade.

O PCdoB acredita que o protagonismo das mulheres é fator decisivo para o avanço das reformas democráticas, tão necessárias para impulsionar o projeto nacional de desenvolvimento que o país almeja e contribuir para se avançar na conquista da equidade.

O PCdoB acredita que a verdadeira democracia será conquistada quando a sub-representação das mulheres for superada em postos de poder e decisão, criando condições para que a mulher se realize enquanto sujeito emancipado. Neste ano eleitoral acredita ainda, que a presença das mulheres nas chapas eleitorais é fundamental para mudar a cara do Brasil.

As(os) comunistas irão às ruas neste 8 de março pela valorização do trabalho, por creches, pela real implementação da Lei Maria da Penha, em defesa do SUS, no reconhecimento do aborto como questão de saúde pública e da sua legalização, perseguindo sempre a efetivação das políticas sociais. As mulheres querem mais que atenção, mais que mobilidade social, querem, também, decidir e avançar acumulando forças para a conquista da sociedade socialista.

O PCdoB reconhece que a injusta discriminação das mulheres precisa ser superada e por isso valoriza o processo democrático como fundamental à caminhada emancipadora das mulheres.

Queremos Mais Política Mais Poder com a participação das Mulheres!

Viva o Dia Internacional da Mulher!

Viva a Luta das Mulheres!

São Paulo, março de 2012
Partido Comunista do Brasil – PCdoB