Sem categoria

Candidatura de Milhomen é decisiva no projeto do PCdoB-Amapá

Em nota divulgada nessa quinta (8) a direção estadual do PCdoB-Amapá reafirma o projeto político do Partido no estado para as eleições deste ano. O texto fala da importância do processo eleitoral na vida política e no fortalecimento orgânico do Partido.

“Devemos aproveitar a oportunidade e colocar o PCdoB como protagonista neste processo histórico. Precisamos extrair o máximo das eleições e potencializar ao máximo o partido para os desafios que a vida certamente irá apresentar”, diz a nota.

O documento versa ainda sobre a necessidade da aglutinação “de forças no entorno do projeto político-eleitoral do partido” e ressalta que a “candidatura do deputado federal Evandro Milhomen (PCdoB-AP) e a construção de chapa própria para vereadores na cidade de Macapá joga papel decisivo dentro do nosso projeto de poder no estado”.

Leia abaixo a íntegra da nota:

O PCdoB e as eleições 2012
As eleições municipais de 2012 estão revestidas de particular importância na vida, na construção e no fortalecimento político e orgânico do nosso partido. Ao lançarmos candidaturas próprias nas cidades colocamos o partido num patamar mais elevado da disputa política eleitoral, O PCdoB passa a integrar o centro do debate de projetos para sociedade, neste contexto surgem às condições objetivas para o crescimento partidário, neste processo muitas lideranças e personalidades de destaque da sociedade se aproximarão da nossa legenda, elas enxergam nas nossas candidaturas a prefeito o reflexo dos seus anseios, das suas angústias e a esperança de mudanças sociais de caráter estruturante.

Devemos aproveitar a oportunidade e colocar o PCdoB como protagonista neste processo histórico. Precisamos extrair o máximo das eleições e potencializar ao máximo o Partido para os desafios que a vida certamente irá apresentar. Sairemos das urnas num patamar mais elevado da luta política, mais fortalecido para a grande luta emancipadora dos nossos tempos, o socialismo. Protagonizar momentos de profundas mudanças é da natureza do PCdoB, ontem, hoje e amanhã.

O momento é de aglutinar forças no entorno do projeto político-eleitoral do Partido. Devemos trazer para o nosso apoio as forças mais avançadas das cidades. Precisamos de amplo apoio político-social para vencer as eleições e governar as cidades. Neste sentido a candidatura do deputado federal do nosso partido, Evandro Milhomen, e a construção de chapa própria para vereadores na cidade de Macapá jogam papel decisivo dentro do nosso projeto de poder no estado. Além de ajudar na consolidação de um PCdoB em ascensão, é decisivo dentro do nosso projeto de poder no estado a eleição de um prefeito na capital. Tal êxito eleitoral ajuda na consolidação do PCdoB no estado.

A eleição de um comunista a prefeitura de Macapá será um feito histórico e colocará o PCdoB no centro da vida política local. Devemos centrar todos os nossos esforços na ampliação política em torno desta candidatura. Por sua dimensão estratégica ela inaugurará outro ciclo político na vida do Partido. O êxito do Partido na capital influenciará profundamente as futuras gerações de militantes.

Neste mesmo contexto devemos enxergar nossas candidaturas a prefeitos e vices nas demais cidades do estado do Amapá: Porto Grande, Itaubal, Tartarugalzinho, Calçoene, Santana, Pedra Branca, Mazagão e Laranjal do Jari. Todos considerados importantes espaços de construção do nosso projeto de poder político no estado. O lançamento e o êxito destas candidaturas será decisivo no processo de construção partidária, na elevação do nível de consciência e de organização amplas massas do povo.

Não menos importante são as nossas candidaturas a vereadores nos municípios, principalmente Macapá e Santana, principais cidades do estado. O PCdoB precisa dar o máximo de atenção à eleição de uma expressiva bancada de comunistas a câmaras de vereadores para que seja a voz do partido no parlamento e deem sustentação ao projeto de 2014. O nosso objetivo é construir grande bancada de vereadores do PCdoB nas câmaras, meta possível considerando as lideranças que representarão nosso partido neste processo eleitoral.

A vitória dos comunistas nas urnas fortalece o Partido, o campo de esquerda e as forças progressistas na sua totalidade. É fundamental a unidade no sentido de ajudar a alterar a correlação de forças no estado do Amapá, elemento central das mudanças estruturantes e contribuição estratégica no processo de desenvolvimento econômico e social do estado.

O momento exige que tratemos com todo carinho as nossas candidaturas majoritárias e proporcionais, dotá-las de amplitude política e de sólida base social é tarefa urgente. Durante todo processo eleitoral nossos candidatos serão nosso principal instrumento de diálogo com amplas massas do povo. Eles apresentarão à sociedade um programa de governo avançado, discutido com amplos segmentos sociais e econômicos e demonstrarão o jeito comunista de elaborar leis e administrar a coisa pública. É neste sentido que precisamos fortalecê-los ideologicamente, uniformizando o bom diálogo com o povo e através deles apresentar o nosso plano de governo o nosso projeto de poder político.

Na capital do estado, Macapá, duas forças políticas se revezam no poder e na disputa para a Prefeitura: PSB e PDT. São os principais polos aglutinadores das forças políticas. O PDT decidiu pela candidatura do atual prefeito Roberto Góes. Já o PSB, partido do atual governador Camilo Capiberibe, trabalha o nome da deputada estadual Cristina Almeida, embora tenha firmado o compromisso na última eleição de apoiar um nome indicado pelo PT.

Por outro lado, correm também na disputa o deputado estadual do PSDB Michel JK (apoiado pelo presidente da Assembleia Legislativa); o vereador Clécio Luis do PSOL, que se movimenta no sentido de aglutinar aliados; o deputado federal Davi Alcolumbre, do DEM, e a candidatura do PCdoB, deputado Evandro Milhomen.

Qualquer prognóstico eleitoral neste momento seria prematuro. As forças políticas em disputa tentam se articular pra reunir forças para o embate eleitoral. É certo que os candidatos patrocinados pelas duas máquinas administrativas saem como favoritos a uma das vagas num provável segundo turno.

Nas pesquisas de consumo interno para prefeito da capital, o companheiro Milhomen já aparece bem posicionado e poderá crescer ainda mais nos próximos dias. Reconhecida liderança da sociedade devido a sua tradição de luta no campo cultural e esportivo entre outras importantes contribuições sociais. Também é um dos candidatos mais conhecidos da população, isso demonstra que a tática de lançá-lo candidato, além de estar de acordo com a orientação nacional de maior ousadia política, vem ao encontro do sentimento de mudança da população macapaense.

É importante destacar que o projeto eleitoral esta a serviço do necessário crescimento partidário. Sentimos que agora é o momento do PCdoB! Concorrer com candidaturas a vereadores nas 16 cidades do estado é fruto do crescimento real do mais antigo partido político em atividade no Brasil. É uma grande vitória dos trabalhadores, da juventude, dos movimentos sociais e da intelectualidade progressista que fez a feliz opção de entrar no PCdoB.

Outro ponto a ser ressaltado de grande importância nas eleições municipais de outubro é a mobilização das fileiras partidárias. É o momento de oportunizar formação militante através de cursos do programa socialista. Devemos neste período organizar atividades visando especialmente recrutar e formar os novos filiados. Devemos tratar com destaque os comunistas que desejam ser candidatos nas eleições municipais, eles precisam estar preparados intelectual e ideologicamente para enfrentar o debate de ideias que aparecerão na batalha eleitoral.

Vamos fortalecer o partido na construção de uma plataforma que reflita a realidade das cidades amapaenses e que ouse transformá-las. Plataforma esta que dialogue com o povo, que contribua com a elevação de sua consciência política ajudando assim a iluminar o caminho das mudanças rumo ao Novo Projeto Nacional de desenvolvimento que aproxime o Brasil da transição ao socialismo.

Macapá, 3 de março de 2012
Comitê Estadual do PCdoB-Amapá