Sem categoria

 Câmara aprova urgência para votar Lei da Copa na próxima semana

A Lei Geral da Copa, aprovada esta semana na comissão especial, deve ser votada no Plenário da Câmara na próxima semana. Os deputados aprovaram o regime de urgência do projeto. O texto prevê regras para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A polêmica sobre a liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo deve se prolongar. 

 O deputado João Ananias (PCdoB-CE) voltou a discursar, na quarta-feira (7), contra o comércio de bebidas alcóolicas nos estádios durante os jogos da Copa, por exigência da Fifa. Ele acredita que não está sozinha nessa posição e defende que, em plenário, a medida, aprovada na comissão especial, seja derrotada. Para ele, isso seria uma demonstração de altivez do Parlamento.

“A Fifa não merece, pelo tratamento que ela vem dispensando ao País, pela forma como ela vem tratando nossos governantes, essa deferência, em prol do lucro, exclusivamente do lucro e ainda submeter o País a um retrocesso, que é vender bebida alcóolica em estádios”, afirma o parlamentar que é médico sanitarista.

Ele também defende que seja alterado em plenário a lei para que “possamos garantir aos estudantes a categoria de ingressos 1, 2 e 3, como foi feito para os idosos, cada um compra de acordo com suas posses. É uma conquista e um pedido da UNE”, explicou Ananias.

O texto que seja votado em plenário garante, além da venda de bebidas alcóolicas nos eventos Fifa, procedimentos simplificados para a emissão de vistos de entrada e permissões de trabalho e sanções penais para quem imitar as marcas oficiais da copa 2014 com o objetivo de obter vantagem econômica.

O projeto ainda determina que o calendário escolar seja adaptado para garantir férias escolares no período da copa, e feriados nacionais em dias de jogos da seleção brasileira de futebol.

De Brasília
Márcia Xavier