Sem categoria

Morales defenderá descriminalização da folha de coca na ONU

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou nesta sexta-feira (9) que viajará para Viena neste final de semana para defender na segunda (12), em reunião antinarcóticos da ONU, a descriminalização da mastigação da folha de coca. O governante disse em entrevista coletiva no povoado de Coroico, a 96 quilômetros de La Paz, que viajará com seu ministro da Defesa, Ruben Saavedra, e voltará na terça-feira.

Morales  discursará na sessão inaugural da Comissão de Entorpecentes da ONU, que avaliará a luta mundial contra as drogas. Ao defender a descriminalização deste hábito tradicional na Bolívia, ele tem destacado que a folha da coca é usada em rituais dos povos indígenas. O presidente lembra ainda que a folha tem valores nutricionais e medicinais, além de ressaltar que a coca, em seu estado natural, não é cocaína.

O líder anunciou em 2011 a retirada da Bolívia da Convenção Única sobre Entorpecentes da ONU de 1961, argumentando que esta veta a mastigação da folha de coca (segundo a ONU por conter alcaloides que servem para fabricar a cocaína).

O governo boliviano reivindica que a folha, em seu estado natural, não é uma droga, e que é mastigada há séculos por camponeses, indígenas e mineradores.

A Bolívia propôs à ONU uma readmissão na Convenção, mas com uma ressalva sobre a coca, estratégia que será submetida à consulta entre os 184 países-membros.

Morales disse que a Bolívia não propõe que a coca saia da lista de entorpecentes da ONU, mas que apenas reconheça seu direito a permitir sua mastigação, habitual para a maioria da população.

O presidente argumenta que não é lógico que a mastigação da coca siga penalizada em nível internacional quando em alguns estados norte-americanos é possível comprar cocaína com receita médica.

Com Efe