Prevenção de câncer de mama contribui para Idsus de Juazeiro-BA

Juazeiro, no norte da Bahia, está entre os 25% municípios brasileiros que obtiveram maior Índice de Desempenho do SUS (Idsus). Um dos fatores que contribuiu para elevar o resultado na cidade foi o Programa de Rastreamento de Câncer de Mama, considerado, segundo o secretário da Saúde, Ubiratan Pedrosa, melhor da Bahia, inclusive que a região metropolitana. Juazeiro é administrada pelo prefeito Isaac Carvalho (PCdoB).

Juazeiro é um dos poucos municípios que faz rastreamento de câncer de mama, ou seja, realiza ações que vão desde a prevenção, detecção da doença, ao tratamento. O trabalho começa nos postos de saúde, onde são realizados mensalmente em média 1 mil preventivos para prevenção do câncer de colo do útero. Além dos exames são realizados periodicamente atividades de orientação sobre a doença.

A oferta do serviço pelo SUS existe devido à possibilidade do município ter uma parceria com o Hospital de Barretos (SP), através do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo (Fundação PIO XII). De 2007 até final do ano passado, aproximadamente 46,5 mil exames foram realizados pelo Instituto, sendo uma média de 300 exames mensais. A microrregião de Juazeiro tem 167 casos confirmados da doença, destes, 100 são de Juazeiro.

Ótimo Idsus

O Idsus foi realizado com base no cruzamento de uma série de indicadores em todo o país para avaliar o Sistema Único de Saúde. De uma escala de 0 a 10, várias cidades foram avaliadas e a partir desta primeira análise, o município teve nota 6,24, ocupando o primeiro lugar entre os municípios de médio porte, superando, inclusive, Salvador. O Idsus pesquisa a qualidade do atendimento ao usuário desde a efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatoriais, Hospitalar, até as Urgências e Emergências.

Além de ocupar boa posição frente os municípios brasileiros e baianos, a pesquisa feita pelo Ministério da Saúde revelou que ao longo dos últimos 3 anos Juazeiro tem investido e ampliado os serviços corretamente, considerou o gestor da pasta.

“Juazeiro ainda enfrenta dificuldades para suprir as necessidades cotidianas de atenção à saúde, isso devido a insuficiência de recursos financeiros. Apesar das dificuldades, Juazeiro demonstrou um desempenho satisfatório. Muito ainda se tem por fazer, mas, sem dúvida estamos entre os melhores sistemas de saúde dos municípios da Bahia e do Nordeste”, enfatizou Ubiratan Pedrosa.

A avaliação do Idsus foi lançada pelo Ministério da Saúde (MS) no último dia 02 de março e pode ser conferida pela população através do site www.saude.gov.br/idsus. A cada três anos o MS passará a realizar a avaliação e a novidade é que os melhores municípios receberão incentivos financeiros. “Juazeiro ainda não tem uma definição clara sobre o assunto por parte do MS, mas é certo que vamos pleitear já que estamos com um bom índice”, concluiu o secretário de saúde.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro da Bahia.