Programação do mês da Mulher inclui jogos de futebol feminino

Há cinco anos, a Prefeitura de Goiânia, em parceria com entidades, realiza a Jornada Feminina d Futebol Society, que este ano terá a participação de 20 equipes divididas entre duas categorias, de 13 a 16 anos de idade e 17 acima. A abertura será realizada neste domingo, dia 11, às 8 horas no Clube SindGoiânia, em Goiânia.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM), promove a 5ª edição da Jornada Feminina de Futebol Society no mês de março.

A cerimônia de abertura será realizada neste domingo, dia 11, às 8 horas no Clube SindiGoiânia, no Parque Amazônia, em Goiânia, com a presença de autoridades e todas as equipes participantes. O início da primeira rodada será realizado também no domingo, após a cerimônia de abertura. Serão realizados seis jogos da categoria adulta.
Este ano, 20 equipes divididas entre duas categorias disputam a jornada, de 13 a 16 anos de idade e 17 acima – com seis jogos por dia.  Sistema disputado em duas chaves, semi-final e final.
Os jogos ocorrerão aos fins de semana de março e em abril, em diferentes clubes da cidade de Goiânia. A Jornada terá ainda em sua programação palestras, encontros, exposições e confraternização. Os três primeiros times vencedores da Jornada receberão troféus, medalhas e kit esportivo.

O início
 
A Jornada teve início em 2008, idealizada por Celma Grace, então diretora de lazer da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Os jogos foram realizados somente em um dia, com a participação de 14 times, por eliminatória direta. Duzentas e oitenta mulheres, independentemente de idade, raça, classe social e credo, se envolveram no campeonato para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença da medalhista de ouro dos Jogos Pan-americanos, Andréia dos Santos, a “Maycon”, jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.
 
Quinta edição
 
Com intuito de aumentar a participação e a vantagem de disputa entre todos os times, este ano a coordenação alterou o calendário para os jogos serem realizados nos finais de semana de março e a semi-final e final em abril, possibilitando a participação de todos os times e um maior tempo de participação das jogadoras durante o evento.
 
Para o secretário municipal de esporte e lazer, Luiz Carlos Orro o intuito do evento é estimular a população goianiense no prestígio e apoio aos jogos e atletas e nas atividades culturais, além da participação delas em atividades que julgam ser masculinas. “A Prefeitura de Goiânia realiza este evento como forma de garantir à plena inserção da mulher na vida social, política, e por que não? Esportiva e de lazer do município, contribuindo também com a conscientização da população em relação aos direitos da Mulher“, salientou Orro.
 
A Federação de Futebol Society de Goiás (FFSGO), o Centro Popular da Mulher (UBM/CPM) e o Instituto Ana Carol são parceiros neste evento.
 
Da redação local, Eliz Brandão para o Portal Vermelho.