Sem categoria

Paraíba: Reitora Marlene Alves recebe prêmio Troféu Mulher 2012

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba, professora Marlene Alves, recebeu, na manhã deste sábado (10), o “Troféu Mulher 2012”, prêmio concedido através de concurso promovido pela Rádio Campina FM, que escolheu, por meio de enquete, a figura feminina de maior destaque no cenário campinense em 2011/2012, de acordo com a opinião pública.

O prêmio foi entregue nos estúdios da Campina FM, dentro do programa “Debate Integração”, do qual a professora Marlene participou, juntamente com outras personalidades femininas, discutindo a efetividade da Lei Maria da Penha, instituída para garantir uma rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Na votação popular, a professora Marlene obteve 2.938 votos, correspondente a 46% do total. Na segunda colocação ficou a jornalista Kalilka Vólia com 2.460 votos (38%). Margarida Mota, presidente da APAE-CG; Alana Fernandes, diretora do Teatro Municipal Severino Cabral; e Eneida Agra Maracajá, secretária de Cultura de Campina Grande, ficaram na terceira, quarta e quinta posição, respectivamente.

A reitora se disse feliz e orgulhosa pela conquista do “Troféu Mulher 2012” e fez questão de compartilhar a vitória com todas as demais mulheres que foram citadas na pesquisa. Para ela, é motivo de grande satisfação receber tal premiação, uma vez que o reconhecimento parte da população, que percebe a seriedade do trabalho realizado e o comprometimento com a sociedade, no sentido de estar sempre buscando, com todas as forças, construir uma cidade, um estado, um mundo mais digno para se viver, enxergando sempre a Educação como grande propulsora das transformações que a sociedade necessita.

Ela agradeceu a todos os internautas que votaram e também parabenizou todas as demais participantes da pesquisa. “Meu compromisso é manter-me firme aos princípios que motivaram os que votaram em mim”, destacou Marlene.

Promovido pela Campina FM, o concurso foi realizado em duas etapas. Na primeira, os ouvintes foram convocados para indicar quais mulheres deveriam compor a lista final das concorrentes. A participação se deu através de e-mail, telefone, Facebook, Twitter e Orkut. No segundo momento, as cinco mais indicadas foram postas à votação, em enquete, no site da Campina FM, para que o público escolhesse a grande vencedora.

Perfil

A professora Marlene Alves Sousa Luna foi a primeira mulher eleita reitora da Universidade Estadual da Paraíba, nestes 45 anos de história da Instituição. Ela foi eleita por professores, funcionários e alunos, através de pleito livre, direto e democrático, em 2004, para um mandato de quatro anos, e depois reeleita numa disputa com chapa única, mandato este que se encerra em 2012.

Natural de Itaporanga, no Vale do Piancó, Marlene é casada com o professor João de Luna e mãe de três filhos. Graduada em Fisioterapia, pela antiga Universidade Regional do Nordeste (URNe), a reitora é professora do Departamento de Fisioterapia, com Especialização em Fisioterapia Aplicada, desde 1994. Foi diretora da Clínica-Escola de Fisioterapia e é doutoranda em Ciências da Atividade Física, pela Universidade de Granada (Espanha).

A reitora foi membro do Conselho Curador da UEPB e presidiu a Associação dos Docentes da Instituição por três mandatos. Durante esses mandatos, liderou movimentos que asseguraram diversas conquistas para os segmentos de professores e funcionários da Universidade. Atualmente, também preside o Conselho Universitário da Instituição (CONSUNI).

Marlene sempre se destacou como líder incansável e conquistou vários benefícios para a categoria que representou, entre os quais se destacam: concurso público para professores, melhor remuneração para docentes e pessoal técnico-administrativo; mais verbas para a UEPB; ampliação dos percentuais de gratificação de titulação para especialistas, mestres e doutores. Ela atuou como principal articuladora da luta em defesa da Autonomia Financeira da Universidade Estadual da Paraíba, consolidada no seu reitorado e que permitiu a UEPB se colocar no cenário das principais universidades públicas do país.

Fonte: Ascom – Universidade Estadual da Paraíba