PCdoB: livro apresenta trajetória dos comunistas em Camocim

O livro "Camocim, Cidade Vermelha" já está na segunda edição e é resultado de uma dissertação de mestrado do professor Carlos Augusto Pereira dos Santos. A publicação é da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

No ano em que o PCdoB comemora 90 anos de história marcada pela luta em defesa do povo brasileiro, surge no Ceará o resultado de um trabalho de pesquisa voltado à trajetória dos comunistas no Estado. Na publicação "Camocim, Cidade Vermelha – A militância comunista em Camocim (1927 / 1950)", o professor Carlos Augusto relata fatos e acontecimentos dos camaradas na região onde o Partido Comunista deu seus primeiros passos mais expressivos no Ceará.

“A significativa presença de categorias profissionais na cidade de Camocim, nas primeiras décadas do século XX, em torno da atividade porto-ferroviária (…) se destaca pelo nível de organização. É nesse contexto que pretendemos analisar a atuação da militância comunista nestes espaços de organização dos trabalhadores, onde ideias, digamos ‘revolucionárias’ encontravam eco”, afirma o professor Carlos Augusto. O trabalho reúne, em 126 páginas, fotos, depoimentos e vasta pesquisa sobre a memória comunista da região norte do Ceará.

Confira AQUI a versão digital do livro "Camocim, Cidade Vermelha"

De Fortaleza,
Carolina Campos