CTB reúne equipe de formação e define programação

CTB reúne equipe de formação e define programação - CTB - PB

A CTB- Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, na Paraíba, realizou uma reunião com a equipe de formação, constituída no Planejamento Estratégico Situacional, realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2012 em João Pessoa.

Dentro da programação, consta a realização de 8 cursos de formação sindical, sendo no dia 21 de abril em Cabedelo. Dia 19 de maio em Guarabira. Dia 16 de junho em Campina Grande. Dia 28 de julho em Itaporanga. Dia 25 de agosto em Princesa Isabel. Dia 15 de setembro em Patos. Dia 10 de novembro em Pombal e dia 11 de novembro em São José de Piranhas.

A comissão presente na reunião, composta por Alcicleide Lacerda, Alyne Dutra, Fátima Marques e Ledecler Melo, definiram todo o planejamento para a realização dos cursos, sendo ampliada a comissão com Elizabete Barreto, Dailton Lacerda, Valdi Machado, Lúcia Rocha, Ricardo Taboza, José Gonçalves, que poderão contribuir na exposição dos mais variados temas sugeridos no curso, tais como: Origem do sindicato, história do movimento sindical, concepções sindicais, transformação no mundo do trabalho, análise de conjuntura, o papel do sindicato na ação e prevenção, organização por local de trabalho, comunicação, dentre outros temas de interesse das entidades.

Para a equipe de formação, a CTB precisa chegar a base e trabalhar nesse momento a formação sindical, especialmente para as diretorias de todos os sindicatos filiados a central no estado da Paraíba. “Nesse primeiro momento, pretendemos atingir as diretorias dos sindicatos filiados por região, ampliando essa comissão e no segundo momento trabalharmos os associados a cada entidade sindical”, frisou Alcicleide Lacerda.

Para o presidente estadual da CTB, José Gonçalves, o planejamento realizado não pode ficar apenas no papel, pois foi através dele que a central encontrou o seu caminho de superar dificuldades, de cumprir metas. “O planejamento estratégico situacional é a menina dos olhos da CTB na Paraíba, pois temos decisões tiradas coletivamente, com metas a serem cumpridas, durante todo o ano,” destacou Gonçalves.

O primeiro curso será realizado em Cabedelo, onde existem 7 sindicatos filiados, dentre eles, 4 de trabalhadores portuários, sendo uma base operária fundamental, que precisa imediatamente desse curso, especialmente o tema intitulado, o papel dos sindicatos na ação e prevenção de acidentes e a organização por local de trabalho, que afligem diretamente esses operários de Cabedelo, afirmou a professora Fátima Marques.

As professoras Alyne Dutra e Ledecler Melo, destacaram que a meta da CTB/PB é atingir 400 diretores de sindicatos filiados até o mês de novembro, com uma média de 50 sindicalistas por curso.

A Paraíba participou com 7 sindicalistas no I Curso Nacional de Formação Sindical, realizado no período de 16 a 20 de janeiro de 2012 no Hotel Santa Mônica em Guarulhos, São Paulo.