Eliana Gomes preside audiência sobre violência contra a mulher

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) presidiu, na última sexta-feira (09), audiência pública em alusão ao Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Fortaleza. O evento, que foi realizado conjuntamente com a vereadora Fátima Melo (PTN), debateu o tema “Enfrentando a violência pelo direito á cidade!” e homenageou mulheres que se destacaram em várias áreas em Fortaleza.

A abertura da audiência contou com a apresentação do Coral Vozes de Outono, formado exclusivamente por mulheres, que apresentou as canções “Maria, Maria” e “Ave Maria”, acompanhadas pelo público.

A audiência contou com a presença, além das vereadoras, da Deputada Eliane Novaes, da Coordeadora de Mulheres da Prefeitura de Fortaleza, Raquel Viana, da Secretária da Regional III de Fortaleza, Olinda Maria Marques, de Maria da Penha, da professora Helena Frota, e da Defensora Pública Geral do Ceará, Andrea Coelho.

Na sequência, a vereadora Eliana destacou o objetivo do evento, falando da importância de se defender os direitos das mulheres, principalmente as mulheres da periferia, que encontram dificuldades de conquistarem a plena cidadania. A parlamentar lembrou também que o combate à violência, dentro e fora de casa, é também um desafio. “Nós fomos ao Governador do Ceará e dissemos que uma única delegacia da mulher não atende à necessidade de proteção social das mulheres”. Eliana destacou ainda a participação das mulheres na política, falando emocionada da missão que vem cumprindo dentro e fora do parlamento. “As mulheres não podem ter medo de vir para a esse espaço que é a política”, completou.

A professora Helena Frota argumentou que as mulheres sofrem violência duplamente e que o avanço das políticas das mulheres tem crescido no campo do enfrentamento à violência justamente por ser esse um dos principais campos de batalha da mulher. “Sofremos violência não só fora de casa, mas especialmente em nossos lares, o que impede também nossa autonomia econômica”, destaca.

A defensora pública Andrea Coelho falou do papel da mulher na sociedade e disse que a defensoria pública conta hoje com uma ouvidoria saída do movimento social, que se aproxima das dificuldades enfrentadas pelas populações violadas.

Olinda Marques disse que as principais demandas das mulheres de Fortaleza são hoje saúde, enfrentamento da violência e lazer, conforme pesquisa realizada pela Prefeitura. Lembrou que o desafio é incorporar essas questões às políticas públicas.

Raquel Viana também discutiu o papel da gestão de Fortaleza na política para as mulheres e reforçou que a PMF trabalha para tornar o Centro de Referência da Mulher e o Abrigo Municipal de Mulheres em Política de Estado.

Maria da Penha fechou as falas dizendo que só veio descobrir o que era violência contra mulher quando sofreu, destacando que o Estado tem um papel educativo e diário nessa questão.

Encerrando a audiência, o mandato da vereadora Eliana Gomes homenageou 11 mulheres, sendo elas Maria Oliveira, Maria Regina da Silva Severiano, Mestra Maria de Fátima Marcelino, Maria Zenilce de Freitas Sousa, Iolanda Bezerra da Silva, Linda Maria de Pontes Gondim, Jeane Freitas, Niara Farias Torres, Fausta Soares da Silva, Luzanira Santana Moreira e Ivonete Maia.

A audiência produzirá relatório temático sobre violência contra a mulher, fruto das discussões e das oficinas realizadas pela vereadores em bairros de Fortaleza, junto às mulheres das comunidades.

Fonte: Assessoria da vereadora Eliana Gomes (PCdoB)