Sem categoria

UBM: Ana Maria Santos Rocha recebe homenagem merecida

Nesta segunda-feira (12), Ana Maria Santos Rocha receberá, por iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o “Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro”. A solenidade de entrega do Diploma, que também será concedido a outras nove mulheres do estado, será às 18h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, do Palácio Tiradentes, Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV, Centro, RJ.

Para a coordenadora nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), Elza Maria de Campos, este é um momento de grande emoção e profunda alegria. Em manifesto, Elza expressa o reconhecimento a essa ativista que, nestes últimos 40 anos, enriquece a luta do movimento social e feminista. Abaixo segue a íntegra do manifesto:

“A homenagem à Ana Maria Santos Rocha simboliza o reconhecimento da sociedade pela larga trajetória fincada nas lutas históricas do povo e das mulheres brasileiras pela democracia, pela liberdade, pela defesa dos direitos sociais e humanos.

Esta homenagem sela o reconhecimento de sua trajetória fincada na luta pela liberdade das mulheres e do povo brasileiro, desde a brava resistência contra a ditadura militar no Brasil, aos sonhos por uma sociedade brasileira democrática.

Conhecemos Ana Rocha, por sua coragem e despojamento, por sua generosidade em partilhar conhecimento e por sua constante e irrestrita indignação frente às contradições do modo de produção capitalista que oprime os trabalhadores e as mulheres em maior grau, pelo fato de serem mulheres.

Reconhecemos a trajetória política de Ana Maria Rocha em sua inquietude em buscar conhecimento na luta do povo e das mulheres entrelaçando com teoria marxista leninista, que abraçou desde muito cedo com seu sonho de conquistar um mundo sem opressão de classe e de gênero.

Sua luta e inspiração na fundação de nossa querida Entidade a União Brasileira de Mulheres e na Revista Presença da Mulher, nos faz admirá-la e seguir seus passos.

Somamo-nos à alegria de nossas companheiras da UBM – RJ pela merecida homenagem à Ana Maria Santos Rocha, esta brava lutadora e destemida militante das causas populares e emancipadoras”.

Curitiba, 12 de março de 2012

Elza Maria Campos, coordenadora nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM)