Audiência debate crise do Aristides Maltez e Martagão Gesteira

O Aristides Maltez e o Martagão Gesteira, hospitais que prestam serviço de excelência ao Sistema Único de Saúde em Salvador, podem fechar as portas por falta de verbas. Para trazer o debate à população e pensar alternativas para reverter esta situação, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) está organizando a audiência pública “Perspectivas de solução para a crise dos hospitais Aristides Maltez e Martagão Gesteira”, que acontece nesta quinta-feira (15/3), às 9h, no Centro de Cultura da Câmara.

No entendimento da vice-presidente da Comissão de Saúde, os dois hospitais são fundamentais para dar garantia de assistência à população usuária do SUS. “Ambos prestam serviços complementares aos oferecidos pela rede do estado e do município e atuam em áreas em que o governo do estado não alcança, como é o serviço de cirurgia cardíaca infantil oferecido pelo Hospital Martagão Gesteira”, coloca a parlamentar.

O Hospital Aristides Maltez é referência no tratamento oncológico. Em 2011, realizou 9,5 mil cirurgias, atendeu a 11.400 pessoas e ofereceu 169 mil aplicações de radioterapia em 21.200 mil ciclos de quimioterapias. Trabalham no local 143 médicos e outros 943 funcionários. Já o Hospital Martagão Gesteira, único exclusivamente pediátrico que atende pelo Sistema Único de Saúde na Bahia, é referência no tratamento de câncer infantil no estado e possui mais de 20 especialidade pediátricas. São realizadas por mês 500 cirurgias, 4.500 atendimentos e 60% das crianças atendidas possuem renda familiar abaixo de um salário mínimo.

Fonte: Ascom da Câmara de Vereadores de Salvador.