Sem categoria

China: Cooperação resolve desequilíbrio comercial com EUA

A cooperação é a forma de resolver o desequilíbrio comercial entre China e Estados Unidos e as dificuldades e atritos que ele gera, disse nesta quarta-feira (14) ao jornal China Daily o premiê chinês Wen Jiabao.

"A parte estadunidense deve abrir suas exportações para a China e eliminar as restrições relacionadas, promovendo ao mesmo tempo o investimento de mão dupla", assinalou Wen durante coletiva de imprensa após o encerramento da sessão parlamentar anual.

Questionado sobre o que o país pode fazer para aliviar o desequilíbrio comercial entre a China e os EUA, Wen apontou que é necessário cooperação entre as duas partes.

Segundo ele, o pacote de propostas e sugestões encaminhados durante a sessão parlamentar prevê a melhora do comércio bilateral entre a China e os EUA.

"A China está se preparando para comprar mais dos EUA e eles precisam aliviar as restrições às exportações de bens relacionados com a China", observou.

"Em segundo lugar, os dois países devem trabalhar juntos para aumentar o investimento mútuo. Ambos os lados precisam criar condições favoráveis para investimentos mútuos e chegar a acordos iniciais sobre a proteção do investimento", continuou.

"Terceiro, precisamos reforçar a cooperação em campos de alta tecnologia que cobrem novos materiais, novas fontes de energia, conservação de energia, proteção do meio ambiente e aviação", observou.

"Em quarto lugar, precisamos aumentar a nossa cooperação no desenvolvimento de infra-estrutura. Ao mesmo tempo, devemos fazê-la de acordo com a cooperação financeira. Isso significa que a China investirá no desenvolvimento de infra-estrutura que contribuirão para empregos locais nos EUA. Acredito que terá benefício mútuo", finalizou.

Com informações do Diário do Povo Online e China Daily