Mulher de Hoje, Mulher de Sempre
Dando continuidade à série da 2ª Conferência do PCdoB sobre a Questão da Mulher, a camarada Eli, do Comitê Municipal de Macaíba, cidade da região metropolitana de Natal, apresenta-nos uma mulher moderna, com seus compromissos, responsabilidades e tarefas, num texto dinâmico como sua própria vida: agitada, mas sem esquecer os sonhos, desejos e leveza dessa guerreira do cotidiano.
Publicado 15/03/2012 18:32 | Editado 04/03/2020 17:07
A mulher atual é essa que, ao amanhecer, está pronta para dirigir uma casa, alimentar os filhos, sair correndo com o cão para suas necessidades e, em menos de 50 minutos, fica pronta para encarar o trabalho. No trabalho, ela se cala quando possível, fala quando lhe convém, ouve sem ter pressa e faz todas as suas atividades de maneira rápida e eficiente, buscando sempre a qualidade e a perfeição. No convívio, é amiga de todos e está sempre com um sorriso para receber os que a procuram. Ah! Ela também se agita, fica nervosa, se entristece com as pessoas, mas a diferença está em ela ficar sempre “numa boa” e ter sempre aquela paciência que só as mulheres têm.
Ao fim do dia a mulher de hoje está pronta para mais uma jornada no trânsito. Seja de ônibus, moto ou carro, lá está ela competindo de igual pra igual com o homem, mas com uma grande diferença: quando ele chega a seu lar, vai pro chuveiro e, em seguida, para o sofá assistir a TV, enquanto a mulher vai direto pra pia e para o fogão preparar toda a alimentação da noite servida no jantar; em seguida, auxiliar nas tarefas escolares dos filhos e, quando todos já estiverem dormindo, ela vai para o momento esposa, quando recebe com muito cansaço um pouco de amor e carinho. Depois, bem, depois dorme, para no outro dia iniciar uma nova e repetida jornada.
E os seus desejos quais são e onde estão? No real ou no ideal?
“Ela quer ser mais atraente, deseja um homem que abra a porta do carro e pague a conta do restaurante, e faz o que pode para ser boa mãe e esposa." (Revista Veja, agosto de 2002, Daniela Pinheiro)
Como está bem claro, além de tudo isso, ela se preocupa com a sua beleza e ainda sonha em encontrar aquele príncipe montado em um cavalo branco, ou seria um belo carro importado?
O real é essa vida louca e agitada que todas as mulheres enfrentam todos os dias. O ideal está nos sonhos, pois mesmo com tantas mudanças a mulher de hoje é uma sonhadora tanto quanto a mulher de ontem, aquela que ficou no passado sonhando em ser, quem sabe, essa mulher atual e atuante em seu magnífico papel de mulher.
Eli (Secretaria de Finanças – PCdoB de Macaíba)