Sem categoria

Conselho de Delegados da Unasul termina sessões no Paraguai

O Conselho de Delegados da União de Nações Sul-americanas (Unasul) fecha nesta sexta (16) uma jornada de reuniões a apenas 24 horas do encontro de chanceleres dessa organização, que acontecerá amanhã em Assunção.

Coordenado pelo Paraguai, presidente rotativo da União, e com a presença de María Enma Mejía, sua secretária geral, o Conselho finalizará suas tarefas depois de tratar sobre fortalecimento institucional do bloco, planejamento orçamentário, conectividade regional e outros temas.

O Conselho de Delegados é a terceira instância mais importante da Unasul, constituída por sua vez pela Secretaria-Geral, Conselho de Ministros de Relações Exteriores e, como instância máxima, pelo Conselho de chefes de Estado e de Governo.

Os acordos desenvolvidos pelo Conselho de Delegados serão apresentados no sábado aos 12 países que compõem a Unasul na Reunião Ordinária de chanceleres em Assunção, sede este ano da presidência rotativa do bloco sul-americano.

Segundo anunciou a chancelaria paraguaia, o presidente da República, Fernando Lugo, falará na inauguração da reunião, assim como o chanceler Jorge Lara e a secretária geral da Unasul, María Enma Mejía.

Esta última brindará um relatório dos acordos atingidos no âmbito dos nove conselhos dessa instância que trataram os temas de Defesa, Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Planejamento, Drogas, Finanças e Solução de Controvérsias.

Fonte: Prensa Latina