Nova direção do DCE/UEA toma posse
Muita disposição de lutar e transformar o sonho de uma universidade melhor com um olhar mais comprometido com a democracia. Foi esse o tom da cerimônia de posse da nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual do Amazonas (DCE-UEA).
Publicado 16/03/2012 15:36 | Editado 04/03/2020 16:11

A solenidade aconteceu na ultima segunda feira (12) na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA – ESAT e contou com a presença de vários representantes da sociedade civil e autoridades políticas do estado: Priscila Duarte, Presidente da UMES/Manaus, Jhonatham William Presidente da UESAM , Beatriz Calheiro Presidente da UEE/AM, André Marsílio, Diretor da UNE, Yann Evanovick Presidente da UJS – AM, Prof° Marcos Libório Presidente do SINTEAM, Arlen Lira (DAETEC), Presidente da Comissão Eleitoral, Prof° Bibiano do MVTE, Prof° Barradas Diretor da ESAT, Christian Barnard, Secretário Executivo da SEJEL.
Também estiveram presentes: Edilon Queiroz Presidente do PCdoB/AM e o Deputado José Ricardo (PT), Isis Tavares Presidente do CEDIM, Diretores do DCE-UFAM, Grêmios Estudantis e estudantes da UEA.
O Professor e Diretor da unidade de artes e turismo da UEA, Raimundo Barradas, falou dos avanços dados, mas também dos desafios para a universidade e para o DCE, principalmente no que tange à construção da cidade universitária.
As organizações estudantis deixaram o apoio à nova direção do DCE e reforçaram o seu dever enquanto entidade de representação estudantil, para as discussões, como o Plano Nacional de Educação e a defesa dos 10% do PIB e os 50% do Fundo Social do Pré Sal para Educação.
O Presidente da UJS frisou a questão da união dos professores com os estudantes em defesa da Educação de qualidade e o direito ao acesso.
O Presidente eleito Janderson Teixeira agradeceu a ajuda e o apoio de todos na reconstrução do Diretório, que por três anos se encontrava longe das lutas dos estudantes. “Uma gestão de reconstrução, nosso intuito é trazê-lo para a luta dos estudantes, reorganizar o movimento estudantil na UEA fundando, reativando Centros e Diretórios Acadêmicos, levantando o debate com a comunidade sobre as os desafios que teremos, como a construção da Cidade Universitária, o Voto direto para Reitor. Só assim teremos uma UEA democrática e que tenha autonomia”, salientou Janderson.
Ao final das intervenções a comissão eleitoral deu posse a chapa Transformar o sonho em realidade, eleita com uma expressiva votação de quase 2.400 votos no dia 20 de Dezembro de 2011 nas cinco unidades da capital e mais quatorze pólos do interior do Amazonas.
De Manaus,
Maick Soares