Piauí possui roteiros religiosos para a Semana Santa

Destaque para: Teresina, Oeiras, Santa Cruz dos Milagres, Floriano, Picos e Bom Jesus.

Paixão de Cristo - Portal Az
Com a proximidade da Semana Santa muitos piauienses já se preparam para visitar destinos que são considerados roteiros turísticos religiosos. Segundo a turismóloga e diretora de Planejamento da Setur, Ermínia Medeiros, atualmente o Piauí possui cidades com uma maior tradição religiosa nesse período, dentre elas podemos destacar: Oeiras, Picos, Santa Cruz dos Milagres, Floriano e Bom Jesus.

“A religiosidade desse período fica ainda mais forte, principalmente na cidade de Oeiras que possui procissões famosas como a Procissão dos Passos e do Fogaréu que reúnem milhares de fiéis. Outros municípios que já têm tradição turística nesse período são Bom Jesus e Floriano, que contam com apresentações teatrais da Paixão de Cristo”, diz.

Para os teresinenses e visitantes um dos roteiros religiosos mais visitado é a procissão do Senhor Morto, realizado pela Arquidiocese de Teresina, que reúne todos os anos cerca de 30 mil pessoas na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, e sai em cortejo por todo o centro de Teresina. Na procissão, os fiéis carregam a imagem de Jesus Cristo deitado, morto, acompanhado pela imagem de Nossa Senhora das Dores, que ampara o corpo de seu filho, até o adro da Igreja de São Benedito.

Ainda em Teresina as pessoas podem prestigiar a Paixão de Cristo do Piauí, no Bairro Monte Castelo, zona sul da cidade. O espetáculo teatral narra os últimos dias de vida de Jesus Cristo, culminando na sua ascensão. São três dias de espetáculo no Espaço Cultural Professor Wall Ferraz, iniciando sempre às 19 horas.

Quem procurar a cidade de Oeiras na Semana Santa vai encontrar religião, arquitetura e a história da primeira capital do Piauí. A Procissão dos Passos, que abre a Semana Santa, é rica em símbolos e presença humana. A procissão segue parando nos cinco Passos, em cada um se repete o ritual de cantos, queima de incenso e benção de Santo Lenho. Entre as cerimônias religiosas destaca-se ainda a Procissão do Fogaréu, composta somente por homens carregando sua vela.

No roteiro turístico da primeira capital do Piauí, a sugestão é conhecer a Igreja da Vitória, o centro histórico e as Comunidades Quilombola dos Potes e a Fazenda Guaribas, na vizinha cidade de São João da Varjota. Os destaques são para o artesanato feito pelos quilombolas da região.
 

Em Jerumenha, a Igreja de Santo Antônio, construída pelos escravos, é outra atração. O roteiro leva a Guadalupe, com seu balneário, o lago e a Barragem de Boa Esperança. Neste roteiro, tem também Amarante, conhecida como “a terra do poeta Da Costa e Silva”, e “a terra da Comunidade Quilombola Mimbó", onde há casarios históricos e um rico acervo cultural. É possível fazer passeios de barco pelo Rio Parnaíba até o encontro com o Rio Canindé, no qual o visitante desfruta e contempla a serra e o Morro da Arara.
 
Para quem aprecia teatro, a opção é se emocionar com a apresentação da Paixão de Cristo, feita pelo Grupo Escalet em Floriano. A apresentação será no dia 7 de abril, na Cidade Cenográfica, às 20h. A estrutura que impressiona começando pelo segundo maior Teatro a céu aberto do Brasil, conta com um elenco de 350 atores em cena e 35 técnicos das diversas áreas das artes cênicas. Para enriquecer e valorizar a encenação o grupo conta, desde 2002, com a participação de atores de projeção nacional, este ano estão confirmados os atores Alexandre Slaviero, Gustavo Leão e Deborah Kalume. As informações do espetáculo estão disponíveis no site paixaodecristopi.com.br/2012.

Ermínia Medeiros informa que a cidade de Floriano conta com uma boa estrutura para receber os turistas. “Floriano possui uma boa rede hoteleira, restaurantes, bares, lanchonetes com comidas típicas do Piauí e cardápios diversificados, além da estrutura turística como bancos, hospitais, corpo de bombeiros, policiamento militar, civil, rodoviário e de trânsito”, enfatiza.

Com informações do www.piaui.gov.br