Curso de formação politica abre comemorações em Itajaí
Curso de formação em Itajaí foi a atividade de abertura nas comemorações dos 90 anos do PCdoB.
Publicado 19/03/2012 18:37 | Editado 04/03/2020 17:14

Secretária Estadual de Formação, a mestre em Ciências Sociais Olívia Rangel iniciou os trabalhos apresentando e comentando o vídeo produzido pelo Comitê Central do PCdoB com o Curso de Formação. Olívia falou a respeito das lutas do Partido, seu projeto de desenvolvimento para o Brasil e a ação como militante.
“Tenho 40 anos de Partido e fico gratificada de vir aqui falar da minha experiência e ver várias pessoas novas dando continuidade aos 90 anos de história do PCdoB. Isso mostra que o PCdoB cresce cada vez mais forte”, elogiou.
Após um almoço no centro da cidade, os militantes retornaram para o Sindicato, onde acompanharam a palestra ministrada pela assessora da deputada Angela Albino e mestre em Gestão de Políticas Públicas, Alcenira Vanderlinde. Ela apresentou uma série de orientações aos pré-candidatos para evitar problemas com a Justiça Eleitoral antes e durante a campanha eleitoral.
“Já trabalhei em várias campanhas e sei da importância de se preparar bem antes das eleições, ter ciência do que o candidato pode e não pode fazer e o que é necessário para prestar contas corretamente. São vários pré-candidatos que vão enfrentar o seu primeiro pleito então é bastante válido este curso de formação com antecedência”, comentou.
Para Marcelo Werner, presidente da sigla em Itajaí, o saldo do encontro foi positivo e deu uma noção aos pré-candidatos de como será a campanha eleitoral em 2012. “Tivemos várias cidades participando com pré-candidatos acompanhando o curso e isso demonstra que o PCdoB está se preparando para surpreender na região”, acredita.
Candidato a prefeito em 1992 estava presente
Acompanhando atentamente as palestras estava Silvonei Batista de Souza, último candidato a prefeito de Itajaí pelo PCdoB, no ano de 1992. “Foi uma experiência bastante válida. Na época nós éramos três marceneiros a frente do Partido e eu fui o escolhido para ser o candidato a prefeito, foi a forma que encontramos de divulgar o PCdoB. Hoje são outros tempos e o Partido cresceu bastante, a visão das pessoas com relação ao comunismo também mudou bastante”, lembra. Vinte anos depois, o PCdoB pode voltar a concorrer a prefeitura do município, com a pré-candidatura de Werner. Apesar de participar das duas etapas do curso, Silvonei não tem pretensões de participar como candidato das eleições deste ano