Inácio Arruda: PCdoB, noventa anos pelo Brasil

Estamos festejando os 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o mais antigo da nossa história, com uma trajetória admirável de luta pela liberdade e de fidelidade aos interesses dos trabalhadores.

Fundado em 25 de março de 1922, cinco anos depois, elegeu dois vereadores no Rio de Janeiro. Em 1930, lançou para presidente da República um operário negro, Minervino de Oliveira. O partido foi quem primeiro publicou o Manifesto Comunista e as obras marxistas no Brasil.

Nos 63 anos que vão de 1922 a 1985, o Partido teve apenas dois anos e quatro meses de legalidade. Elegeu, para a Constituinte de 1946, Luiz Carlos Prestes senador, e 14 deputados federais, entre eles João Amazonas, o mais votado no Rio de Janeiro; Grabois, Marighela, Jorge Amado e Claudino José da Silva, o único negro no Congresso. Mas em 1947 o Partido foi arbitrariamente colocado na ilegalidade e, no início de 1948, os mandatos comunistas foram cassados – aliás, no dia 13 último, apresentei no Senado projeto restituindo o mandato de Prestes.

O partido lutou pela ampliação da democracia e pelos direitos sociais dos trabalhadores e da população, mesmo nas condições mais adversas. Participou dos grandes movimentos nacionais contra o nazifascismo, da campanha “O petróleo é Nosso”, da resistência do Araguaia, das campanhas pelas Diretas, Anistia e Constituinte.

Em 2003, Lula foi empossado presidente da República. O PCdoB esteve com Lula desde a construção da Frente Brasil Popular em 1989, para que o país assumisse um projeto mais avançado de desenvolvimento com inclusão social. Foi chamado por Lula a participar do governo do Brasil. Atuou também na eleição da presidente Dilma Rousseff.

Todo esse protagonismo do PCdoB o credencia a participar dos governos e das disputas eleitorais. Quase centenário, permanece jovem, com uma militância aguerrida de homens, mulheres, trabalhadores da cidade e do campo, dos movimentos culturais, sociais, da juventude e apresenta propostas ousadas de desenvolvimento para o país e os nossos municípios.

Inácio Arruda é senador pelo PCdoB/CE