Inácio Arruda: PCdoB, noventa anos pelo Brasil
Estamos festejando os 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o mais antigo da nossa história, com uma trajetória admirável de luta pela liberdade e de fidelidade aos interesses dos trabalhadores.
Publicado 19/03/2012 20:08 | Editado 04/03/2020 16:29
Fundado em 25 de março de 1922, cinco anos depois, elegeu dois vereadores no Rio de Janeiro. Em 1930, lançou para presidente da República um operário negro, Minervino de Oliveira. O partido foi quem primeiro publicou o Manifesto Comunista e as obras marxistas no Brasil.
Nos 63 anos que vão de 1922 a 1985, o Partido teve apenas dois anos e quatro meses de legalidade. Elegeu, para a Constituinte de 1946, Luiz Carlos Prestes senador, e 14 deputados federais, entre eles João Amazonas, o mais votado no Rio de Janeiro; Grabois, Marighela, Jorge Amado e Claudino José da Silva, o único negro no Congresso. Mas em 1947 o Partido foi arbitrariamente colocado na ilegalidade e, no início de 1948, os mandatos comunistas foram cassados – aliás, no dia 13 último, apresentei no Senado projeto restituindo o mandato de Prestes.
O partido lutou pela ampliação da democracia e pelos direitos sociais dos trabalhadores e da população, mesmo nas condições mais adversas. Participou dos grandes movimentos nacionais contra o nazifascismo, da campanha “O petróleo é Nosso”, da resistência do Araguaia, das campanhas pelas Diretas, Anistia e Constituinte.
Em 2003, Lula foi empossado presidente da República. O PCdoB esteve com Lula desde a construção da Frente Brasil Popular em 1989, para que o país assumisse um projeto mais avançado de desenvolvimento com inclusão social. Foi chamado por Lula a participar do governo do Brasil. Atuou também na eleição da presidente Dilma Rousseff.
Todo esse protagonismo do PCdoB o credencia a participar dos governos e das disputas eleitorais. Quase centenário, permanece jovem, com uma militância aguerrida de homens, mulheres, trabalhadores da cidade e do campo, dos movimentos culturais, sociais, da juventude e apresenta propostas ousadas de desenvolvimento para o país e os nossos municípios.
Inácio Arruda é senador pelo PCdoB/CE