PCdoB do Pará comemora 90 anos com o povo
Os militantes do PCdoB cobriram de vermelho a Praça da República com suas camisas e bandeiras no último domingo (18). Foi a comemoração dos 90 anos de história e luta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Com grande participação de sua militância e do povo da capital, ocorreu o ato político cultural com a presença de lideranças políticas, do movimento social e grupos culturais.
Publicado 20/03/2012 12:12 | Editado 04/03/2020 16:53

Além do presidente estadual do Partido, Jorge Panzera, e da presidente municipal, Leila Márcia, se pronunciaram exaltando a história e a importância de luta dos comunistas brasileiros, Zezinho Lima, do PTdoB; Fábio Simão, do PTN, o vereador Alfredo Costa, do PT; o deputado Edmilson Rodrigues, representando o Psol, e o superintendente do Patrimônio da União, Lélio Costa.
Estiveram também na atividade José Francisco e Evandro Ladislau, do PV, e a ex-senadora Marinor Brito, do Psol, entre outras lideranças políticas. As entidades gerais do movimento social como a CTB, UNE, UJS, UBM, Ubes, Unegro compareceram com seus militantes em peso no evento.
Para o deputado Edmilson Rodrigues, do Psol-PA, os 90 anos do PCdoB representam ao mesmo tempo os noventa anos de luta dos trabalhadores e do povo, todo esses anos foram dedicados por pessoas que deram suas vidas por uma sociedade mais justa e fraterna.
“Eu queria também nesse momento expressar minha homenagem a Neuton Miranda, que tive a honra de ter esse companheiro como secretário de habitação no governo popular em Belém”, afirmou o deputado.
Já Alfredo Costa, vereador do PT, tem o PCdoB como um "partido irmão aliado de primeira hora e que vem construindo com o PT um Brasil democrático desde a eleição de Lula e agora com a companheira Dilma". O PCdoB é sem dúvida a expressão de luta pelo socialismo no Brasil.
Jorge Panzera agradeceu a presença de todos os partidos e lideranças políticas no ato-show dos 90 anos, e registrou que esse acontecimento no mês de março já faz parte da história dos comunistas paraenses. Ele lembrou que naquele mesmo lugar, o ex-vereador do PCdoB Paulo Fonteles Filho apresentou um projeto de lei para o anfiteatro da Praça da República se chamar “Anfiteatro João Amazonas” e que no mesmo ano foi sancionado pelo prefeito então Edmilson Rodrigues. João Amazonas comunista, paraense ideólogo do socialismo no Brasil.
“No Pará precisamos mudar a lógica do desenvolvimento, essa lógica perversa que rouba as riquezas do povo, saqueia nossos minérios, nossa energia e toda nossa matéria-prima sem agregar valor, sem gerar emprego e renda para o povo do Pará. É preciso desenvolver nosso estado, para isso temos que lutar contra a Lei Kandir criada pelo presidente neoliberal FHC”, completou o presidente do PCdoB no Pará.
No embalo de muito carimbó com o grupo Mururé e rock da banda Xamã, a militância do PCdoB e o público da Praça da República festejaram os 90 anos de história e de luta do partido.
Ainda estão agendadas pelos comunistas paraenses duas atividades em comemoração aos 90 anos. Dia 22 de março, Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, e dia 16 de abril, na Câmara Municipal de Belém.
Da Redação local