Atendimentos especializados sobem desempenho do SUS em Juazeiro

Desde 2009 que a Secretaria da Saúde de Juazeiro, no norte da Bahia, tem se empenhado em atender cada vez melhor e de forma humanizada o paciente, realizando com isso, vários atendimentos especializados. No geral, o número de procedimentos especializados e educativos realizados na cidade por mês, incluindo todos os prestadores, ultrapassa 263 mil, sendo realizados por dia uma média de 13 mil atendimentos.

Este também foi um dos fatores que influenciou na nota de 6,24, colocando Juazeiro com um dos melhores Índices de Desempenho do Sistema Único da Saúde. A pontuação do município garantiu o primeiro lugar no ranking das cidades de médio porte da Bahia, além de ter posicionado Juazeiro acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, que ocupa o quinto lugar no ranking (Idsus de 5,86) dos municípios de médio porte do estado.

No Centro de Especialidades Médicas, por exemplo, são realizados mensalmente mais de 7,4 mil atendimentos (374 por dia), incluindo o atendimento feito a comunidade de outras localidades da região. Desde o dia 26 de julho de 2010 que a unidade está prestando serviços à população.

A unidade funciona com 24 especialidades e mais cinco novos serviços: ambulatório para
prevenção e tratamento do pé diabético (procedimento utilizado em pacientes portadores de diabetes), atenção especial à Saúde do Homem, serviço de referência de Atenção à Saúde do Idoso, Clínica da Dor, com a acunputura e RPG para o tratamento dos pacientes com dores crônicas (principalmente o idoso) e pequenas cirurgias.

Ainda segundo o Idsus, Juazeiro está na quarta posição entre as capitais do Nordeste e alguns municípios de médio porte da região, na frente da vizinha Petrolina que ocupa o 21º lugar e obteve nota 5,05. A avaliação foi feita através de uma escala que vai de 0 a 10. O Idsus foi lançado no último dia 1º pelo Ministério da Saúde para medir o acesso ao usuário ao serviço e a qualidade dos atendimentos.

Em sua justificativa para Juazeiro ter alcançado boa nota, o secretário da saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa frisa que a reabertura da Santa Casa, um dos investimentos realizados pela atual gestão, contribuiu devido ao aumento de atendimentos. “Antes das mudanças promovidas pelo governo com a reabertura da Santa Casa, uma média de 3 mil pessoas eram recebidas na Policlínica, subindo hoje em mais de 50%”, disse.

O secretário concluiu dizendo que mesmo diante das dificuldades, Juazeiro demonstra estar no rumo certo. “Ainda existem falhas, mas os últimos investimentos são para conquistar uma saúde melhor e mais digna para a comunidade. Não vamos parar por aqui, pois em breve a UPA e novos postos de saúde serão inaugurados”, destacou Pedrosa.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro na Bahia.