Sem categoria

China e Egito insistem em solução política à crise síria

China e Egito defenderam nesta quarta-feira (21), em Pequim, uma solução política à crise na Síria, fazendo um chamado às partes em conflito a colocar fim imediato à violência e iniciar um diálogo.

Nessa posição coincidiram os ministros de Exterior Yang Jiechi e Mohammed Amr, que pediram que a comunidade internacional resolva o conflito de forma justa e pacífica, de acordo com uma declaração oficial.

Ambas as partes consideram que também se deve respeitar a opção do povo sírio, apoiar os esforços do mediador da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, e proteger a paz e a estabilidade na Síria e no Meio Oriente.

O titular egípcio iniciou ontem uma visita de três dias ao país, depois de ter-se reunido com o enviado especial do governo chinês ao Cairo, Zhang Ming, em 13 de março.

Esses contatos fizeram parte de uma missão durante a qual o também assistente de ministro de Relações Exteriores se entrevistou com os secretários gerais da Liga Árabe e o Conselho de Cooperação do Golfo, Nabil Al-Arabi e Abdullatif Alo-Zayani, respectivamente, e seu homólogo saudita Abdul Aziz.

Zhang disse nessa ocasião que a China está disposta a trabalhar com os países árabes para conseguir uma solução realista, justa e rápida, aceitável para todas as partes vinculadas à crise síria.

Fonte: Prensa Latina