Sem categoria

Advogados da União fazem manifestação por melhoria na carreira

“Os trabalhadores da Advocacia Geral da União são essenciais para o bom funcionamento do governo, tem que ser valorizados”, resumiu o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), em sua manifestação de apoio a Mobilização Nacional pela Valorização da Advocacia-Geral da União e seus membros, que aconteceu nesta quarta-feira (21) no Congresso Nacional.

O evento, promovido pela Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), quer sensibilizar os parlamentares para aprovação de matérias em tramitação nas duas casas legislativas – Câmara e Senado – de interesse da categoria.

O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB SP – foto), que participou da mobilização, lembrou que é preciso fortalecimento para a instituição. “Nós deputados federais, aqui, fazemos parte do mesmo pensamento dentro da Câmara dos Deputados, de fortalecer as instituições, os Poderes dessa República dando resposta imediata às demandas sociais que nos são encaminhadas”, disse.

O diretor da Associação, Marconi Melo Filho Nacional, disse que existem três matérias que tratam da estrutura da AGU aguardando votação na Câmara e Senado. A aprovação dessas matérias pode solucionar os problemas atuais da categoria, que tem perdido profissionais para o mercado de trabalho em função da baixa remuneração e da falta de um Plano de Cargos e Carreira.

“Hoje saíram 20 advogados da AGU, diz ele, o que provoca um maior déficit de profissionais e compromete o trabalho”, disse. E lembra que com os preparativos da Copa do Mundo, a demanda de trabalho vai aumentar. “Todos os projetos, como os da Copa ficam atrasados”, afirmou, lembrando que são atribuições da AGU a formatação das políticas públicas, a defesa dos casos em que a União é questionada na Justiça e o combate à corrupção.

O presidente da Anaumi, Marcos Luiz da Silva, lembrou que a AGU atua no ressarcimento de verbas desviadas por ex-gestores e ação de improbidade contra essas pessoas. E disse que apesar de excelentes resultados nos últimos anos, como a recuperação de bilhões de reais em desvios de dinheiro público, a instituição poderia ter resultados ainda maiores se contasse com melhores condições de trabalho.

Em seu discurso aos parlamentares, ele disse que “nós perdemos em média, por ano, cerca de 60 advogados da União para outras carreiras. É uma situação que precisa ser analisada”. Na pauta de reivindicações estão deflagração imediata de concurso público, melhoria da estrutura de trabalho, implementação das carreiras de apoio e isonomia remuneratória para com as demais funções essenciais à Justiça.

No encontro ficou acertado que as entidades organizarão um Seminário no Congresso Nacional para discutir a Advocacia Pública. E manifestaram intenção de realizar mensalmente encontro para debater assuntos de interesse da Advocacia Pública, traçar estratégias de atuação e discutir os rumos dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública.

De Brasília
Márcia Xavier