Cineclube Avenida exibe o documentário “Marighella”

O documentário do cineasta carioca Silvio Tendler sobre Marighella, um dos mais emblemáticos personagens do período da ditadura militar no Brasil, será exibido esta terça-feira, 27/3, às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação do filme será seguida de debate

Um olhar sobre um personagem complexo, que marcou a história recente do Brasil. Assim é “Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro”, documentário do cineasta carioca Silvio Tendler, sobre um dos mais polêmicos e emblemáticos personagens do período da ditadura militar no Brasil. Lançado originalmente em 2001, o filme será exibido nesta terça-feira, 27/3, às 19h, no Cineclube avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). Como é característica do Cineclube, a exibição será seguida de debate, desta vez contando com a presença de pessoas que vivenciaram os acontecimentos de 1964 a 1985, no Ceará.

O documentário conta a história do controverso Carlos Marighella, deputado constituinte em 1946 e membro da direção do Partido Comunista no Brasil. Quando o partido é posto na condição de ilegalidade, Marighellatem seu mandato cassado. Com o golpe militar de 1964, passa a ser um dos principais nomes a optar pela luta armada contra a ditadura, fundando a Ação Libertadora Nacional. No filme de Silvio Tendler, várias facetas de Marighella vêm à tona: do deputado ao professor, do militante ao guerrilheiro.

Assim, o filme une, ao longo de seus 55 minutos, a abordagem da figura de Carlos Marighella a reflexões sobre a história do Brasil, em um de seus períodos mais difíceis e marcantes.

Cineclube Avenida 2012

Um espaço a mais para o audiovisual cearense, com a proposta de exibição de filmes diferenciados, seguidos de debates. Assim é o Cineclube Avenida, que exibe documentários, curtas e longas-metragens de diretores cearenses e de outros estados. Sempre em sintonia com o cinema independente e/ou alternativo, além das obras de autores consagrados, mas de exibição menos recorrente ao grande público.

“A exibição do documentário de Silvio Tendler sobre Marighella marca a segunda sessão do Cineclube em 2012. Sempre mantendo o formato de exibição de filmes, seguida de debate”, afirma Francis Vale, coordenador do Cineclube.

“Já exibimos outros filmes importante do Silvio Tendler, como ‘Utopia e Barbárie’ e ‘Jango’, e temos autorização direta do cineasta para exibir toda a sua filmografia”, destaca Francis, também diretor do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital. “A programação do Cineclube também contemplará cineastas cearenses e realizadores de outros estados, em uma interface com a programação do festival”, ressalta.

O espaço

O Cineclube Avenida se localiza no I Subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota) e conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.

Fonte: Assessoria do Cineclube Avenida